Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 34 (2017) por autor "Espinoza Díaz, Oscar"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educación de adultos y formación ciudadana : el caso chileno(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Espinoza Díaz, Oscar; Castillo Guajardo, Dante; González Fiegehen, Luis; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administraçãopropósito do artigo é analisar as modalidades de educação de adultos, implementadas pelo Ministério da Educação do Chile, com o objectivo de avaliar a relação entre educação de adultos e formação cívica dos alunos. Este estudo, feito através da participação dos estudantes em diversos tipos de organizações sociais, baseia-se numa análise quantitativa, com enfoque empírico analítico e num design não experimental. A amostragem por grupos heterogéneos, representativos das instituições de ensino na cidade de Santiago, permitiu fazer um levantamento/ e aplicar questionários a 523 alunos. Os resultados demonstram que estes alunos se caracterizam por uma participação informal, com baixa interacção social e centrada mais na esfera do domínio privado que na do domínio público. Em conclusão, constatou-se que a intensidade e o tipo de participação desta população mostram diferenças significativas entre as distintas modalidades e fornece dados para a necessidade de ajustar o currículo de educação para a cidadania, reduzindo-se, assim, os factores de risco do insucesso escolar contribuindo para a melhoria da inclusão social dos sectores mais excluídos no Chile.