Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006) por autor "Teodoro, António"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Sanches, Isabel Rodrigues; Teodoro, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.