IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica
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Percorrer IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica por autor "Faculdade de Direito e Ciência Política"
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Item Avaliação da satisfação dos jovens sobre as sessões de mediação de conflitos(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Costa, Elisabete Pinto da; Melo, Márcia; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAtualmente vivenciam-se comportamentos violentos cada vez mais graves, chegando mesmo a considerarem-se criminosos. Para uns, é o resultado da mudança das estruturas sociais, para outros, de razões socioeconómicas várias e, por fim, há quem procure analisar esta situação pela ausência de habilidades que possibilitem lidar com situações de conflito de forma positiva/colaborativa. Focalizando-se neste terceiro grupo de razões, advoga-se uma intervenção direta e incisiva nos sujeitos, especialmente nos jovens. Punir apenas não é suficiente, importa perceber os indivíduos criando condições de aprendizagem no âmbito das habilidades relacionais. Para o efeito, conseguiu-se conceber estruturas e procedimentos de mediação que permitissem preencher este vazio, em concreto nas escolas. Mas, se na literatura encontramos referências a estas estruturas e procedimentos de mediação, deparamo-nos, contudo, com uma quase total ausência de dados sobre a avaliação das mediações pelos seus destinatários. Assim, porque a nossa experiência foi-nos permitindo reconhecer os efeitos das mediações no incremento de habilidades pessoais e relacionais em prol de melhores contextos de convivência interpessoal, interessa compreender como os jovens avaliam as mediações realizadas. O presente estudo pretende analisar esta realidade sob a perspetiva de 36 jovens que preencheram o questionário de avaliação da satisfação na participação em sessões de mediação.Item De la diversidad praxeológica a la unidad identitaria de los mediadores(Revista La Trama, 2014) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaEl mediador se asume como un artífice de la (re)construcción pacífica y positiva de las lógicas comunicacionales, de empoderamiento de los individuos y de resolución de conflictos. Y, a pesar de la variedad de titulaciones, su acción intervencionista está señalada por su naturaleza identitaria, siendo en sus aptitudes, estructuradas en los principios éticos y deontológicos, que se encuentra la confianza del potencial de la mediación. Algunos mediadores disponen de leyes y/o códigos, en los cuales se definen los principios y normas de la ética teológica (de la responsabilidad social) y de la ética deontológica (de la convicción del deber), garantes de la calidad de su acción. Todavía, no todas las especialidades de la mediación disponen de diplomas específicos. Sin embargo, se reconoce el carácter transversal de tales principios, entendiéndose, por ello, que deben ser específicos, y, sobre todo, comunes, configurando una dimensión unitaria y global de esta forma de intervenir.Item Decisão emitida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos em 31 de agosto de 2022 sobre o caso Habbal e Outros c. Argentina(Universidad Rey Juan Carlos, 2023) Maia, Catherine; Mendel, Rafaela; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaItem Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar(Revista Eixo, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAs vantagens e os constrangimentos que se colocam à mediação de conflitos são apontados em várias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliação de um projeto de mediação concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisão, procedeu-se à avaliação das principais dimensões do projeto. Neste estudo foi aplicada uma análise qualitativa, através do Software WebQDA. Apesar de a avaliação, nas dimensões selecionadas, ser positiva, são evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementação do projeto num contexto escolar específico. A avaliação efetuada foi decisiva para a reformulação da estratégia adotada e a sua otimização na comunidade educativa.Item Potencialidades da pesquisa na internet para a investigação qualitativa(Internet Corpus Latent Journal, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Taborda, Célia; Costa, António Pedro; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAs novas tecnologias de comunicação mudaram a forma de interagir socialmente. Retomamos ideias basilares segundo as quais vivemos na era da informação (Castells, 2007) e a comunicação em rede é a realidade das sociedades atuais. Na verdade, a internet fez emergir, aquilo que Castells (2007a) designou, a “sociedade de massa autocomandada”, em que os utilizadores têm acesso rápido não só ao consumo, mas também à produção de informação. A internet abriu um vasto campo ao cidadão, a quem, segundo Pierre-Lévy (1990), cabe explorar as potencialidades mais positivas. Ora, a rede digital possibilita inúmeras formas de expressão e disseminação de conteúdos que ficam disponíveis, competindo aos investigadores explorar estes recursos. Estes devem possuir domínio tanto das metodologias de investigação como da internet. Nesse sentido, as pesquisas efetuadas em ambientes digitais poderão introduzir inovação à conceção clássica da investigação. Como referem Anderson e Kanuka (2003, p. 5), “e-research is more than a set of new research techniques”.Item Um projeto de mediação de uma escola TEIP (condicionantes, facilitadores e melhorias)(Publications Service of the University of A Coruna - Elvina Campus, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaOs Projetos de Mediação de Conflitos na Escola (PMCE) afiguram-se como uma tecnologia social de melhoria socioedutiva. Os PMCE de alcance amplo propõem uma mudança (inter)pessoal, cultural e organizacional. Com este artigo pretende-se evidenciar os fatores promotores e bloqueadores da implementação de um PMCE, tendo por base um estudo em profundidade e longitudinal, de cariz qualitativo, realizado numa Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária, na qual o projeto funciona desde 2009. Os resultados perimitiram identificar aspetos positivos e negativos e apontaram ainda a necessidade de uma intervenção sistemática, coletiva e participada.Item O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa(Revista EDaPECI, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Costa, António Pedro; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaSe por um lado, a investigação coloca dificuldades e oportunidades que justificam a adoção de uma estratégia de trabalho colaborativo, por outro lado, existem novas tecnologias que oferecem ao investigador meios de explorarem processos de partilha e de colaboração, em tempo real, num mesmo projeto, independentemente da sua localização geográfica. Com este artigo pretende-se partilhar uma reflexão acerca das potencialidades e os desafios que a abordagem colaborativa na investigação coloca ao investigador e sobre as possibilidades que as tecnologias têm vindo a oferecer para a operacionalização do processo colaborativo de investigação. Para cumprir este objetivo tomamos por referência os estudos de um grupo de investigadores portugueses, que se têm dedicado a desenvolver um software de dados qualitativos (o webQDA) disponível em ambiente colaborativo e distribuído. Apesar de promoverem o desenvolvimento de ferramentas promotoras do trabalho em grupo online, estes investigadores constatam uma reduzida relevância e prática da investigação colaborativa.