ISS - Instituto de Serviço Social
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Percorrer ISS - Instituto de Serviço Social por autor "Almeida, Janine Lúcia Rijo de"
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Item A intervenção do serviço social no protelamento da alta do idoso no serviço de urgência : o caso do hospital de São José(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Almeida, Janine Lúcia Rijo de; Ferreira, Paula Isabel MarquesO presente artigo visa analisar o processo de gestão do protelamento de alta dos doentes idosos, no serviço de urgência do Hospital de São José, efectuada pela equipa de serviço social. Foi realizada uma triangulação metodológica suportada na consulta e análise dos processos sociais, entrevistas à equipa multidisciplinar e análise documental. Os objetivos centraram-se na definição do perfil do utente, motivos de protelamento, destino pós-alta e dificuldades inerentes à atividade do serviço de urgência. Destaca-se como resultados os doentes do género feminino, com idade entre os 81-85 anos, tendo como motivos de protelamento decorrentes sobretudo de incapacidade/indisponibilidade da rede de suporte informal e a insuficiência/demora da resposta social formal. Por conseguinte, a gestão do protelamento de alta do idoso é efetuada pela equipa multidisciplinar, destacando-se neste contexto o papel mediador do assistente social neste processoItem A intervenção do Serviço Social no protelamento da alta do idoso no serviço de urgência : o caso do Serviço de Urgência Polivalente do CHULCHospital de São José(2020) Almeida, Janine Lúcia Rijo de; Ferreira, Paula Isabel Marques, orient.A presente investigação teve como objectivo proceder e analisar a gestão do protelamento de alta do idoso, no SUP do HSJ, através da caracterização do perfil, identificação das dificuldades na equipa multidisciplinar na gestão do protelamento, identificação dos motivos de protelamento e na compreensão do planeamento de alta, desenvolvido pela equipa multidisciplinar, com relevância para o papel do Serviço Social. O protelamento no Serviço de Urgência Polivalente é consequente da multiplicidade de factores que se revelam fundamentais na análise desta temática, tais como: grau de dependência e redes de suporte. Assim, foi utilizada a estratégia do estudo de caso, através da triangulação metodológica presente na discussão dos resultados obtidos. As técnicas e fontes de dados utilizadas foram: consulta e análise dos processos sociais, entrevistas á equipa multidisciplinar e análise documental. Conclui-se, através dos resultados, que a gestão do protelamento de alta do idoso é efectuada pela equipa multidisciplinar, contudo o Assistente Social destaca-se como mediador do processo, tendo dois eixos centrais na intervenção: a reposta ao idoso, gestão eficaz e eficiente dos recursos do serviço.