Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por autor "Azinheira, Ana Cristina Passeiro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A aprendizagem cooperativa como estratégia de inclusão no 1º ciclo(2011) Azinheira, Ana Cristina Passeiro; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.O presente projecto teve como objectivo a realização de uma intervenção, junto de uma turma onde está inserida uma aluna considerada com Necessidades Educativas Especiais, com um diagnóstico de Perturbação por Hiperactividade e Défice de Atenção. No nosso caso, esta intervenção teve lugar numa turma de 1º ciclo constituída por uma diversidade de anos de escolaridade, sendo assim um grupo-turma bastante heterogéneo tanto a nível de aprendizagens como faixas etárias. Esta escola pertence a um agrupamento situado no Norte Alentejano. Tendo em conta que a intervenção necessita de ser adequada, fundamentada e reflectida ao longo de todo o processo, optou-se pela metodologia de investigaçãoacção. Para a recolha e análise de dados preferimos as seguintes técnicas: pesquisa documental, entrevista semi-directiva, observação naturalista e sociometria. Pretendemos, com a nossa intervenção, criar um trabalho de cooperação e colaboração na turma em questão, para que se alcance uma situação de inclusão educativa, em que os alunos aprendem todos e com todos, alcançando assim o sucesso educativo. O nosso trabalho de intervenção, ao basear-nos em práticas de educação inclusivas, permitiu-nos alcançar os objectivos nele propostos.