Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por autor "Bernardino, Maria das Dores dos Santos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Construção guiada da leitura e da escrita no primeiro ciclo do Ensino Básico(2015) Bernardino, Maria das Dores dos Santos; Serralha, Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira, orient.Hoje, a leitura e a escrita são indispensáveis à compreensão do pensamento dos outros e do mundo. Dificuldades na sua aprendizagem constituem uma barreira no acesso ao conhecimento e dificultam a integração social do individuo. Consequentemente torna-se necessário o uso de práticas e instrumentos pedagógicos ativos, pois as práticas pedagógicas centradas no professor podem constituir o primeiro meio de exclusão do aluno no seu grupoturma, por não potenciarem o estabelecimento de laços afetivos, a coesão do grupo nem o desenvolvimento sociomoral. Neste sentido, a presente investigação centrou-se na aprendizagem da língua escrita através da participação ativa de todos os alunos nas atividades de leitura e escrita do grupoturma, independentemente das suas dificuldades. Assim, o grande objetivo deste estudo consistiu em criar uma “cultura colaborativa” nos docentes e discentes participantes na investigação, e simultaneamente, em aumentar os níveis de literacia dos alunos, através da construção guiada da leitura e da escrita. A estratégia de ensino-aprendizagem utilizada na sala de aula consistiu no desenvolvimento de tarefas de leitura e escrita, dirigidas à Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos, num contexto de organização social cooperativa. Os resultados da investigação foram positivos, uma vez que todos os alunos obtiveram progressos, quer ao nível do desenvolvimento cognitivo, quer ao nível do desenvolvimento sociomoral.