Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por autor "Brito, Mara Sofia Félix Teixeira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Cooperar para ser mais : a cooperação entre docentes, perspetivando uma prática pedagógica inclusiva(2020) Brito, Mara Sofia Félix Teixeira; Sanches, Isabel Rodrigues, orient.O presente trabalho é um projeto de investigação ação, integrado no Mestrado de Educação Especial, tendo como ponto de partida a inclusão de uma criança com Transtorno do Espetro do Autismo, numa turma do 2º ano do Ensino Básico. As preocupações da professora, face à situação criada, foram o nosso desafio. Depois de algumas conversas informais, fizemos uma entrevista semiestruturada à professora, uma conversa com as crianças e a observação naturalista da sala de aula. A análise da informação recolhida colocou-nos perante a necessidade de alterar as dinâmicas pedagógicas para desenvolvimento de competências sociais e académicas de todos os alunos e, ao mesmo tempo, cooperar com a colega para ajudar nas alterações a realizar. Introduzimos a metodologia de projeto para exploração de conteúdos académicos, tendo também muita atenção na formação dos grupos de trabalho e nas aprendizagens sociais a fazer dentro do grupo e inter-grupos. A cooperação entre as docentes processou-se em todas as fases do processo, numa dinâmica em espiral de ação/reflexão/ação. De março a junho de 2019, fizemos doze intervenções em sala de aula, pensadas em conjunto, com objetivos bem definidos, realizadas em co-docência, e com uma reflexão final feita com os alunos. Eram apontados pontos fortes e pontos fracos e sugeridas propostas de atuação futura. Esta informação era depois analisada pelas duas docentes e utilizada para a sessão seguinte. Os dados recolhidos, após a intervenção, revelaram que a professora agora compreende que a sala de aula é um espaço onde as crianças têm voz, conseguem fazer “coisas” sozinhas, um espaço para cooperarem, ajudar-se e decidir também e que ter alguém “ao lado”, para trabalhar com, afasta medos e revela potencialidades, antes desconhecidas. Partir dos interesses dos alunos, para a seleção das aprendizagens e das metodologias, revelaram-se e são uma garantia de sucesso, em termos académicos e sociais, para todos.