Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor por autor "Caiado, Maria Nunes dos Santos Castel-Branco da Silveira e Vieira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A opinião dos Diretores de Turma do Ensino Profissional na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais(2023) Caiado, Maria Nunes dos Santos Castel-Branco da Silveira e Vieira; Oliveira, Isabel Maria Rodrigues do Amaral, orient.Neste estudo visámos conhecer a opinião dos diretores de turma relativamente à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas profissionais. Foi nosso objetivo analisar como estes profissionais compreendem o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas suas turmas do ensino profissional. Entrevistámos diretores das turmas em que existiam alunos com este perfil, procurando aquilatar as visões dos mesmos relativamente à inclusão destes alunos na escola e nas suas turmas. Foram entrevistados cinco diretores de turma e analisadas as suas respetivas entrevistas, o que nos permitiu recolher informação fidedigna sobre as suas opiniões. Estruturámos a análise qualitativa em cinco categorias (habilitações; atividade na escola; visão de inclusão; caraterísticas da população atendida e adaptações necessárias), a partir das quais foi possível concluir que os docentes DT têm (de modo habitual como competência intrínseca e, não a tendo, reconhecem e procuram ter) a capacidade de ultimar e ultrapassar barreiras no ensino que consideram inclusivo. Por razões de economia temática e cronológica, não tendo sido possível alongar este estudo, reconhecemos as suas limitações e auguramos, num futuro de investigação, novo aprofundamento. Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais; Ensino Profissional; Inclusão; Docentes de Educação Profissional; Diretores de turma