Revista Temas Sociais, Nº. 4 (2023)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Temas Sociais, Nº. 4 (2023) por autor "Gameiro, Fátima"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Crianças e jovens com medida de acolhimento residencial : a importância da arte e do desporto como estratégia de intervenção social(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Rós, Simone; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialEste estudo pretende demonstrar o contributo da arte e do desporto como estratégia de intervenção social junto de crianças e jovens em acolhimento residencial. Os resultados obtidos pelo projeto D'AR-TE, uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, desenvolvida pela Casa de Acolhimento da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, demonstram a diminuição dos comportamentos agressivos e o aumento da autoestima em dezasseis crianças e jovens, após um ano de participação bissemanal em oficinas de desporto (judo) e artes (teatro, música e expressão corporal). Ao analisar as dinâmicas afetivas e comportamentais de crianças e jovens, é possível perceber a eficácia dessas práticas na promoção da resiliência individual e social e, consequentemente, na redução de comportamentos agressivos, possibilitando aos indivíduos uma (re)organização psíquica mais saudável e uma ressignificação de conceitos e atitudes.Item Intervenção social em casas de acolhimento residencial em tempos de pandemia(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Barata, Laura; Gameiro, Fátima; Instituto de Serviço SocialA pandemia COVID-19 originou desafios na intervenção social. Este estudo procurou investigar, em época de pandemia, os desafios impostos na dinâmica de Casas de Acolhimento Residencial (CAR). A amostra incluí 27 elementos: duas diretoras técnicas, duas assistentes sociais, duas psicólogas, quatro educadores de infância e dezassete auxiliares de educação. Através da metodologia qualitativa, com as técnicas da entrevista semiestruturada e da análise de conteúdo, constatou-se que o maior desafio que se coloca refere-se agestão das crianças no espaço da CAR. Ao nível da dinâmica de funcionamento das crianças verificou-se maior instabilidade. A higienização e o uso da tecnologia destacaram-se nas práticas utilizadas na CAR.