Mestrado em Turismo
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Percorrer Mestrado em Turismo por autor "Buimistru, Diana"
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Item As redes sociais como ferramenta para o e-marketing e a relação com os utilizadores : o caso do facebook nos hotéis de 5 estrelas na cidade de Lisboa(2014) Buimistru, Diana; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Atualmente, as empresas operam num mercado global onde as tecnologias registam uma firme presença. O ramo hoteleiro, em particular, sente a necessidade de utilizar as novas tecnologias e as Redes Sociais como forma de oferecer mais valor aos seus hóspedes, de se diferenciar dos concorrentes, e pelo fato de possibilitarem um fácil e rápido acesso à informação. O objetivo deste trabalho foi o de analisar e relacionar o Facebook enquanto Rede Social como potencial ferramenta de marketing turístico nos hotéis de 5 estrelas na Cidade de Lisboa, e a sua interação com os clientes através de dados agregados a partir da observação dos dados da página do Facebook. Foram posteriormente analisados com uma abordagem qualitativa, que possibilitou a identificação dos hotéis que utilizam a Rede Social para divulgação de produtos e serviços hoteleiros como ferramenta de relacionamento e de interação com os seus utilizadores e clientes. Os utilizadores interagiram de acordo com a planificação delineada pelos hotéis, servindo-se da secção dos comentários ou do mural das páginas do Facebook para colocar críticas, elogios, comentários, fotografias e partilhar ideias. Verificou-se que as organizações hoteleiras estão muito interessadas em aparecer nas redes sociais e utilizam-nas para definir algumas das suas etapas estratégicas de marketing, o que exige uma monitorização permanente do seu conteúdo. A monitorização da informação colocada pelos utilizadores é muito importante para a imagem dos hotéis pois pode criar lucros, ou pelo contrário prejuízos para estas organizações. Conclui-se para a amostra definida que a utilidade dos comentários, a atualidade dos conteúdos e a interação interpessoal são os principais antecedentes da socialização online.