Revista Lusófona de Educação n.º 12 (2008)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 12 (2008) por autor "Mogarro, Maria João"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Comemorações, rituais e quotidianos na formação de professores (1959-1989)(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Mogarro, Maria João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo analisa as comemorações, rituais e quotidianos que marcaram a existência de uma instituição de formação de professores, a Escola do Magistério Primário de Portalegre (1959 - 1989). A análise dos discursos que a instituição e os actores educativos produziram sobre a vida escolar permite também conhecer os valores, normas e regras que enquadraram os processos de formação e a actividade profissional. O período cronológico considerado abrange duas fases, uma anterior a 1974 e a outra a seguir à Revolução do 25 de Abril, tendo a Escola funcionado sob dois regimes político-ideológicos opostos. Esta instituição estabeleceu um regime fortemente disciplinar, baseado nos valores fundamentais do catolicismo conservador e do nacionalismo, e desenvolveu mecanismos de controlo sobre os comportamentos e as atitudes; após 1974, esta dimensão da vida escolar passou a ser marcada pelos princípios da liberdade e da autonomia. Foram utilizadas várias fontes de informação, como documentos de arquivo (livros de actas, relatórios, ordens de serviço), artigos de imprensa pedagógica, fotografias, materiais didácticos, trabalhos de alunos e entrevistas a directores, professores e alunos.