Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por autor "Barbosa, Yesica Karina Bettencourt Correia"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Atividades experimentais de Ciências Físico-químicas no 3º ciclo : estratégias formativas(2013) Barbosa, Yesica Karina Bettencourt Correia; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.O ensino das ciências experimentais é fundamental para que os alunos adquiram conhecimentos científicos, competências, atitudes e valores imprescindíveis para a sociedade atual, que sabemos poder influenciar o modo como os seres humanos pensam e agem. Apesar de sucessivas reformas, o ensino das Ciências Físico-Químicas realizado nas escolas persiste em não concretizar os pressupostos formulados nos currículos oficiais. Um dos fatores que contribui para essa situação tem a ver com a desmotivação da classe docente para lecionar determinados conteúdos científicos e o nível de competências para planificar aulas mais inovadoras. Sabe-se que atualmente os docentes se limitam a cumprir os programas, apostando mais na componente teórica em detrimento da componente laboratorial. O presente trabalho aspira dar resposta à questão: Como ajudar os professores a realizar atividades experimentais nas aulas de Ciências Físico-Químicas? Para elaborar o presente projeto a investigadora baseou-se na sua experiência profissional e, consciente da necessidade de ajudar os colegas de trabalho a implementar atividades experimentais nas suas aulas, apresenta uma proposta de oficina de formação que tem como fundamento a formação de interpares e a autoformação. Pretende-se alcançar esse objetivo através das experiências dos intervenientes, baseadas na reflexão sobre as suas práticas, partindo do trabalho de equipa e da partilha coletiva.