Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por autor "Boíba, Valdênia da Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso(2015) Boíba, Valdênia da Silva; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.Este estudo, com o título “Formação continuada: saberes ressignificados na formação docente – um estudo de caso” tem como objetivo geral analisar as transformações na prática docente frente aos cursos de formação continuada dos professores que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Eriberto Jasper. E como objetivos específicos verificar a relação entre a formação continuada e o discurso dos profissionais frente a estas formações, buscando identificar os saberes ressignificados; identificar que transformações ocasionadas pela formação continuada que consideram importantes para sua prática pedagógica; e a forma que estes saberes interferem na atuação/formação do docente. O procedimento metodológico consistiu-se em um estudo de caso qualitativo, tendo como sujeitos de estudo os professores do Ensino Médio da Escola Eriberto Jasper. O levantamento dos dados deu-se a partir de observação direta, questionário fechado e visitação. 100% dos professores da amostra declararam que a formação continuada é imprescindível para uma boa atuação dos mesmos em sala de aula. Em relação às contribuições dos cursos de formação na prática docente dos questionados, 87% destacaram que os cursos serviram para a aquisição de melhores entendimentos sobre a atuação do professor, o aprimoramento dos conhecimentos, além de possibilitar o aperfeiçoamento de métodos e técnicas pedagógicas. Dessa forma, o estudo permitiu concluir que na visão dos professores, a formação continuada docente é fundamental para o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica em meio a uma sociedade que exige uma educação comprometida com as mudanças e transformações sociais.