Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por autor "Brandão, Rui Manuel Nunes"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Supervisão num contexto do papel humanista da escola face ao bullying função específica da liderança do diretor de turma(2013) Brandão, Rui Manuel Nunes; Silva, Ana Paula Lopes da, orient.Atualmente, falar de violência escolar é também falar de bullying ou mesmo de cyberbullying. Ao mesmo tempo que isola os sujeitos do processo educativo, o bullying esco-lar é uma ameaça à democratização das relações sociais e à realização da singularidade pes-soal do aluno. O autor aborda esta problemática social, pedagógica e ética em resultado do seu compromisso profissional de professor e de diretor de turma, com experiências muito concre-tas nesse âmbito. Daí que tenha formulado para o seu trabalho a questão. O contributo da supervisão para a melhoria das relações educativas escolares revela-se de modo especial na sua aplicação em contexto de turma, através do diretor de turma. Definir e selecionar tipos de supervisão e de liderança mais ajustados é um dos objetivos deste trabalho. Associado a uma escola massificada e à perda de referenciais educativos norteados por uma ética e uma moral uniformizadoras, o fenómeno do bullying não pode considerar-se uma inevitabilidade para a escola. Ao diretor de turma está reservado um enorme papel de diagnóstico, apoio e intervenção junto dos alunos, dos encarregados de educação e dos outros professores. Considerando importante a informação clara sobre a temática, o autor apresenta um projeto de intervenção junto da escola e da comunidade educativa, sob a forma de um seminá-rio, com participação mais direta de um presidente de associação de famílias, de uma psicólo-ga escolar, de um inspetor da polícia judiciária e de um diretor de turma investigador na área do bullying. Na abordagem teórica e no projeto, procura a resposta à questão: como poderá o diretor de turma congregar uma perspetiva humanista da comunidade escolar com os recursos supervisivos de modo a prevenir e a debelar comportamentos de bullying escolar?