Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação na Área de Especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores por autor "Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação de professores: dimensões afetivas e éticas(2014) Cardoso, Maria da Graça Montenegro Vieira; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Numa sociedade em constante evolução e mutação, a Escola s urge como uma organização cada vez mais exigente, para si própria, para com o contributo que dá a essa sociedade, para com os alunos, para com a comunidade envolvente, que espera dela as respostas que , por vezes , não sabe ou tem, ela própria, dificuldade e m dar. Uma Escola com responsabilidades sistémicas, com obrigações acrescidas, uma Escola que se quer promotora de desenvolvimentos: desenvolvimento dos alunos na sua formação pessoal, ética, moral, científica e que os apetreche de competências que os torn e capazes de responder eficazmente às solicitações e exigênc i as do mundo atual, que podem já não ser as de amanhã. Ora, só se poderá dar resposta a essas exigências se estivermos na presença de uma Escola de qualidade, o que pressupõe também qualidade de ensino. E a qualidade de ensino não será atingida, se não envolver os seus principais agentes: os docentes. É deles que se espera o mais célere contributo, não sendo as lideranças e as práticas menos importantes. A avaliação engloba noções polissémicas e multidimensionais e, quando falamos da avaliação de professores , temos que ter presente o caráter sistémico da avaliação do desempenho e a importância da supervisão como uma prática que visa o desenvolvimento e aprendizagem do s profissionais. A avaliação surge como uma atividade reguladora e promotora de desenvolvimento profissional, ao perspetivar novas práticas de ensino, de reflexão, de colaboração e de investigação ação, que promovam mudanças, no sent ir e no agir dos profes sores. Este trabalho de projeto parte da reflexão autobiográfica, viaja pelo paradigma da educação, com o enquadramento teórico das temáticas envolventes, reflecte sobre a metodologia de investigação, que incluiu a realização de um inquérito por questionár io e consequente análise de dados, a qual encaminhou a proposta de resolução do problema. Como promover práticas de avaliação interpares que permitam o desenvolvimento profissional do professor, visando a melhoria da educação? Foi a nossa questão de partid a. Conceber práticas de avaliação do desempenho docente que contribuam para que a mesma se converta num meio eficaz para melhorar a educação, constituiu o nosso objetivo geral. A proposta de realização de uma ofici n a de formação tem o fim último de promover a qualidade do ensino.