ECATI - Dissertações de Mestrado
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ECATI - Dissertações de Mestrado por autor "Caldeira, Madalena Gonçalves"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Marketing no setor hoteleiro : estudo de caso - Vila Galé(2024) Caldeira, Madalena Gonçalves; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Lopes, Paula Bela Rosa LuísO presente Relatório de Estágio procura relatar o percurso realizado durante quatro meses de estágio, no Grupo Vila Galé. O marketing tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como uma área indispensável no setor hoteleiro, pois contribui para que as empresas consigam atrair, conquistar e fidelizar clientes num mercado altamente competitivo. No setor hoteleiro, o marketing assume um papel fundamental no que toca à promoção dos serviços e comodidades oferecidas pelas unidades hoteleiras, na criação de uma imagem de marca positiva e diferenciada, e, consequentemente, no auxílio do crescimento da ocupação e satisfação dos consumidores. Neste setor, existem diversas ferramentas de marketing que poderão ser utilizadas de forma a promover os hotéis, alcançar o público-alvo e impulsionar o crescimento da empresa, fazem parte dessas estratégias a criação de um plano de marketing digital completo (website e redes sociais, newsletters, publicidade online e estratégias de SEO), a implementação de programas de fidelização e realização de parcerias estratégicas com entidades que, partilhando o mesmo público-alvo, possam contribuir para o aumento de visibilidade da marca. Este trabalho de investigação tem como objetivo analisar algumas dessas estratégias no departamento de Marketing do Grupo Vila Galé, no âmbito de um estágio curricular de mestrado. Para isso, será utilizada uma abordagem metodológica qualitativa, que incluirá observação participante e entrevistas semi-estruturadas com profissionais especializados nas áreas em questão. Os resultados desta pesquisa levam a sugerir que este grupo hoteleiro optou por utilizar diferentes técnicas de marketing direcionadas para públicos diferentes de acordo com os objetivos e resultados alcançados. Palavras-chave: Marketing; Redes Sociais; Setor Hoteleiro; Fidelização; Merchandising; Grupo Vila Galé.