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Percorrer Biblioteca por autor "Abreu, Cristina Maria de Lurdes Ribeiro"
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Item Sobredotação: perceção de competências : um estudo de caso(2013) Abreu, Cristina Maria de Lurdes RibeiroCompreender as necessidades e interesses das crianças sobredotadas tem constituído um dos grandes desafios da educação diferenciada. Estas crianças são vistas, pela maioria das pessoas, como crianças com uma inteligência extraordinária, que frequentam turmas avançadas ou convivem com os mais velhos, os ―geniosinhos‖. No entanto, estes juízos de valor, mitos e rótulos, são extremamente prejudiciais para as crianças e as famílias, pois perpetuam preconceitos erróneos, cerceadores de oportunidades de crescimento e de desenvolvimento, assim como se apresentam, muitas vezes, como entraves à pesquisa e ao conhecimento do que são as crianças sobredotadas: a sua personalidade, as suas características e os seus direitos. A inteligência das crianças sobredotadas pode manifestar-se em diversas áreas, pelo que a identificação promove o recurso a entrevistas e a escalas de desempenho, percepção dos pais e interesses das próprias crianças, deixando para trás, os limitativos testes de Quociente de Inteligência (Q.I.), por não verificação, da parte emocional. A sobredotação é algo valiosa e deveria ser respeitada como tal, começando pela Legislação Portuguesa, que não a contempla como Necessidade Educativa Especial sendo urgente e necessário dar a conhecer aos pais, professores e comunidade em geral por a sobredotação não escolher cidade, género, condições socioeconómicas. A parte teórica deste trabalho centra-se em dois capítulos: (i) a evolução do conceito da sobredotação, onde apresentamos as várias conceções teóricas da atualidade; (ii) a clarificação do conceito e as características da criança sobredotada e a intervenção educativa, onde a educação diferenciada, as medidas educativas e respetivo quadro legal, e a visão dos professores face à sobredotação se apresentam como um ―direito Caracterizamos e distinguimos, as metodologias quantitativas e as qualitativas, justificando a nossa opção pela metodologia qualitativa, objetivando a compreensão e distorcendo o menos possível as experiências dos participantes/atores sociais a estudar, e pelo ―estudo de caso, como ―modo de investigação. Na parte empírica, apresentamos a problemática e a nossa pergunta de partida e, de seguida, algumas interrogações com a finalidade de facilitar a abordagem ao problema enunciado, com o objectivo de melhor a operacionalizar. Pretendemos, como objetivo central deste estudo, investigar um fenómeno num contexto real, por um lado, para compreender a percepção de competências dos professores do ensino regular face à sobredotação e, por outro, procurar evidências que confirmem a nossa hipótese de que a formação dos professores, neste sentido, é imprescindível para que possam cumprir uma diferenciação pedagógica, que tome em consideração a situação dos alunos com excepcionais qualidades de aprendizagem. Para realizar o estudo foi solicitado a quatro Professores, que lecionavam a turma GAMA, do 3º Ciclo do Ensino Básico (um de cada Área Curricular: Línguas, Ciências Humanas / Sociais, Matemática / Ciências Experimentais e Expressões e que se encontravam em exercício de funções, pelo menos, desde o início do ano letivo, o que permitirá uma maior confiança nos dados a recolher), que participassem neste estudo. Os professores foram esclarecidos acerca dos objetivos do estudo e dos procedimentos. Para recolha de dados, realizámos uma entrevista semi-estruturada a cada um dos membros participantes, com a apresentação de um simples corpo de questões, que, a nosso ver, poderiam ajudar a compreender o problema elencado na nossa questão de partida. Os resultados obtidos põem em evidência o desejo dos professores face à necessidade de uma maior e melhor formação acerca da temática, embora tenhamos verificado que estes revelam um conhecimento relativo sobre a sobredotação.