Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar
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Percorrer Mestrado em Serviço Social - Gestão de Unidades Sociais e de Bem-Estar por autor "Amaro, António Duarte, orient."
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Item Criação de uma comunidade terapêutica nos Açores viabilidade política, social e económica(2012) Lima, Patrícia Freitas de; Amaro, António Duarte, orient.A presente dissertação tem como temática a Toxicodependência e como objecto empírico de investigação a viabilidade Política, Social e Económica da Criação de uma Comunidade Terapêutica nos Açores. Em termos mais específicos o que se pretende provar cientificamente, é que é mais viável e sustentável a criação de uma comunidade terapêutica nos Açores, do que enviar os utentes para tratamento no território continental português. Utilizando uma abordagem de cariz quantitativo e qualitativo, através de técnicas como a pesquisa e análise documental, questionários por auto preenchimento, entrevistas qualitativas semiestruturadas e a análise de conteúdo, foram as bases metodológicas fundamentais para garantir o suporte explicativo da viabilidade política, social e económica da criação de uma Comunidade Terapêutica nos Açores. Neste contexto foram aplicados questionários a duas amostras distintas. A primeira constituída por profissionais de saúde que trabalhavam na área da toxicodependência para uma análise do ponto de vista técnico. A segunda constituída por membros da Assembleia Legislativa Regional dos Açores e órgãos do Governo Regional para uma análise do ponto de vista político, económico e social. Da análise dos resultados, conclui-se que, quer a análise financeira, quer a análise política, técnica e social efectuadas legitimam a viabilidade da criação de uma Comunidade Terapêutica na Região Autónoma dos Açores.Item Diagnóstico de necessidades de competências do agente da psp no atendimento à mulher vítima de violência conjugal(2012) Rodrigues, Miguel Oliveira; Amaro, António Duarte, orient.A presente dissertação têm como problemática a violência conjugal sobre a mulher por parte do seu companheiro masculino, e como objeto empírico de investigação, o diagnóstico de necessidades de competências do Agente da PSP para efetuar um atendimento eficaz à mulher vítima de violência conjugal. Em termos específicos pretende estabelecer-se um perfil de competências profissionais, ao nível dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que o profissional da PSP deve possuir para efetuar este atendimento com eficácia, dignidade e respeitando todos os aspetos dos direitos destas vítimas. Cientificamente, a realização de um diagnóstico de necessidades de competências conjetura várias etapas que objetivam definir as competências necessárias, as que se encontram em falta, e expor as que atualmente se possuem. Para atingir tal propósito auscultaram-se as visões dos diferentes atores que intervém neste crime através de três amostras distintas, respetivamente, Especialistas, Vítimas e Polícia. Em concreto catorze reconhecidos especialistas nacionais da área da violência doméstica, cem mulheres vítimas deste crime com denúncia efetuada à PSP, e cem profissionais desta Força de Segurança que acuam neste crime. O procedimento que delimita estas etapas anuncia no seu âmago os objetivos específicos. Neste âmbito, pediu-se aos especialistas o delinear das competências necessárias, as vítimas que descrevessem as lacunas do atendimento, e aos Agentes para elencar as competências atuais. Com a triangulação dos dados obtidos foi possível obter o diagnóstico de competências e responder à pergunta de partida: Quais as competências que existem e quais as que se evidenciam como necessárias no Agente da PSP para o atendimento à mulher vítima de violência conjugal? Neste âmbito, Várias questões se levantaram de forma a responder a esta pergunta de partida: Quais as competências necessárias aos Agentes da PSP para efetuarem um eficaz atendimento perante este crime? Será que estas vítimas se encontram satisfeitas com o atendimento dos elementos policiais que responderam à denúncia do crime? Será que estes Agentes se sentem preparados para intervir com competência a este tipo de crime? Ao nível metodológico, após a pesquisa exploratória, utilizou-se uma metodologia transversal, quali-quantitativa e quantitativa, com recolha de dados assente no método de Delphi, com inquéritos por questionários semiestruturados e estruturados e a análise de conteúdo de dados estatísticos. Perante a análise dos resultados, o diagnóstico de necessidades competências efetuado permitiu concluir que existe um conjunto de competências que têm de ser melhoradas, outro que têm de ser adquiridas pelo Agente da PSP, definido por estes e pelas vítimas.Item A gestão do socorro em situação de catástrofe na Ilha Terceira - o papel do serviço social nas equipas de intervenção psicossocial(2016) Reis, Florbela Romeira; Amaro, António Duarte, orient.Com os novos desafios emergentes surgem novos riscos, que levam cada vez mais ao confronto com acontecimentos trágicos, que pela sua natureza e magnitude afetam a nossa forma de viver o presente e pensar o futuro. Muito embora na lei de bases da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Lei nº27 de 2006, não seja aprofundado o papel e a importância da intervenção do Serviço Social em situações de catástrofe, dando-se uma maior importância às questões do socorro e salvamento, não podemos esquecer que aliada a esta vem a intervenção social e neste sentido necessitamos cada vez mais especializar técnicos nestas áreas nomeadamente Assistentes Sociais, pois só assim podemos fazer uma intervenção eficaz e eficiente. A presente dissertação tem como objetivo geral conhecer o papel do Assistente Social nas Equipas de Intervenção Psicossocial na Ilha Terceira, a metodologia integrada nesta investigação utilizou instrumentos de cariz qualitativo, pesquisa e análise documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas, estas foram às bases metodológicas fundamentais para responder aos objetivos desta investigação. Neste contexto foram aplicadas entrevistas aos técnicos sociais que fazem parte das instituições que compõem o PME (Plano Municipal de Emergência), aos Presidentes de Câmara de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, Presidente do SRPCBA (Serviço Regional Proteção Civil e Bombeiros Açores) e à Coordenadora do Núcleo Ação Social de Angra do Heroísmo. Da análise dos resultados concluiu-se que a maior parte dos técnicos entrevistados não possui formação específica na área de intervenção em situação de catástrofe, a Equipa de Intervenção Psicossocial na Ilha Terceira não se encontra organizada, as funções desempenhadas pelos Assistentes Sociais em situações de catástrofe incidem essencialmente no levantamento de necessidades e articulação com outras entidades, as maiores dificuldades encontradas no terreno pelos Assistentes Sociais em situação efetiva de catástrofe, remetem à falta de coordenação, falta de formação e funções não atribuídas.Item Modelos de gestão do serviço de apoio domiciliário: uma análise comparativa(2012) Lima, Anicéta Maria Cavalcante; Amaro, António Duarte, orient.O aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de natalidade acentuaram o fenómeno do envelhecimento populacional em várias partes do mundo causando impactos na provisão de cuidados. É neste cenário que as organizações de economia social assumem um papel imprescindível, criando soluções e oferecendo respostas às necessidades da população, importando pesquisar os modelos de gestão nelas praticados. O objectivo deste estudo é conhecer a gestão do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) nas diversas organizações prestadoras destes serviços. Como referencial de análise utilizou-se os princípios de gestão das organizações, o modelo de gestão do ISS. IP, os princípios da intervenção gerontológica e a Análise Swot. Esta investigação situa-se numa abordagem qualitativa, realizada com a aplicação de entrevistas aos actores sociais envolvidos. Metodologicamente utilizou-se a análise de conteúdo temática para a análise dos resultados. Os resultados de desempenho organizacional obtidos são relativos e dependem de diversos intervenientes, facto que de certa forma as podem constranger. Destacam-se, ao nível da gestão do SAD, factores como: as necessidades de âmbitos variados, a complexidade na gestão dos serviços e da equipa e a falta de formação adequada às ajudantes domiciliárias.