Biblioteca - Antigos Pólos
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Percorrer Biblioteca - Antigos Pólos por autor "Albino, Jocélia da Silva Ferreira"
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Item Ensino experimental das ciências e educação em ciência no 1º ciclo do ensino básico e no pré-escolar : um projeto de supervisão pedagógica de atividades laboratoriais e da utilização de Quadros Interativos e Moodle(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da; Silva, Ana Paula Lopes daEste artigo apresenta os resultados de um estudo que incidiu sobre um projeto de supervisão clínica, realizado num ambiente de formação contínua e de trabalho colaborativo entre docentes de vários níveis de ensino. Esse projeto visava simultaneamente promover o domínio das atividades laboratoriais, com recurso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), aplicadas ao Ensino Experimental das Ciências e à Educação em Ciência por parte de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, e o desenvolvimento de diversas competências por parte das crianças envolvidas. Os resultados obtidos revelam que o projeto produziu alguns dos efeitos visados.Item Formação de educadores de infância e professores do 1º ciclo para a prática das ciências experimentais(2012) Albino, Jocélia da Silva Ferreira; Silva, Maria Manuela Abreu da, orient.O Ensino Experimental das Ciências é fundamental para que os cidadãos adquiram conhecimentos, competências, capacidades e valores necessários para viver na sociedade atual. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação propiciam uma cidadania participativa, crítica, uma nova forma de aprender e ensinar e também novas conceções de saber. Neste projeto de supervisão clínica conciliou-se a dinamização das Ciências Experimentais com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação proporcionando-se assim não só a formação contínua de docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico em exercício, mas também o desenvolvimento de competências nestas duas áreas por parte das crianças envolvidas. Este trabalho baseou-se na metodologia de investigação-ação, foi desenvolvido nos laboratórios de Biologia e de Geologia da Escola Secundária Cacilhas-Tejo, e envolveu uma turma de crianças do Pré-Escolar e uma escola com seis turmas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, do 1º ao 4º ano de escolaridade. As atividades experimentais/laboratoriais foram planificadas, avaliadas e feita uma reflexão de modo a adequar objetivos e estratégias. Para a concretização desta investigação foram utilizados vários recursos e para a sua avaliação várias fontes de dados, os quais foram recolhidos em diferentes momentos do desenvolvimento do mesmo. Ao longo deste estudo, que se focou no segundo ano do desenvolvimento do projeto “Experimentar a Brincar”, recolheram-se dados pela observação participante e pelo diário do investigador. No final realizaram-se entrevistas, às docentes que participaram no projeto. Outra fonte de dados utilizada consistiu nos relatórios finais do primeiro e do segundo ano de implementação do projeto. Na avaliação final deste trabalho de investigação-ação concluiu-se que tinham sido melhoradas as práticas de ensino dos docentes do Pré-Escolar e do 1º Ciclo no âmbito das Ciências Experimentais, ocorrendo assim formação contínua, levada a cabo através do trabalho colaborativo, patente no desenvolvimento de vários tipos de competências nas crianças envolvidas.