FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FPED - Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto por autor "Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A contribuição das NTIC para uma aprendizagem significativa de matemática no ensino fundamental(2016) Lafayette, Maricy Maria de Farias; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Cada vez mais, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo os recursos de informática objetos de inúmeras discussões e reflexões. Nesse sentido, esta dissertação tem o objetivo de analisar o uso didático das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) em matemática no ensino fundamental, para a aprendizagem significativa. Os autores teóricos eleitos foram Ausubel (1998) e, entre outros, Behrens (2000, 2003), Borba e Penteado (2001, 2005), Barroso (1995), Castels (2000), Candau (2005), Contreras (2002), D’Ambrósio (2001, 2005), Echeverría e Belisário (2008), Fiorentini e Nacarato (2005), Freire (1996, 1997, 2000), Lévy (1999, 2000), Morán (2000, 2005, 2013, 2014), Mota (2013), Nóvoa (1992, 1995, 2001), PCN (1998), Penteado (1999), Póvoa (1997), Prenski (2001), Rampazzo (2004), Rehfeldt (2009), Santaella (2007), Santos (2009, 2011), Scheffer e Dallazen (2005, 2006), Tardif, Tardif et al, Tardif e Gauthier (1991, 1998, 2002), Valente (1993, 1999, 2003), Zabalza (2004). O estudo foi aplicado nas duas últimas séries do Ensino Fundamental, em duas escolas (particular e pública), ambas localizadas no município de Arcoverde, Pernambuco, Brasil. Procedeu-se à aplicação de um questionário aplicado aos alunos e uma entrevista semi-estruturada às coordenadoras e professores das escolas. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela Análise de Discurso (AD). Os resultados apontam para a necessidade de maior ocorrência na formação inicial e maior oferta de formação contínua para atualizar os conhecimentos dos professores e conseqüente utilização otimizada dos recursos das novas tecnologias nas aulas de matemática e evidenciam que as atitudes positivas manifestadas pelos professores e coordenadoras quanto à utilização das NTIC nas escolas e o interesse dos alunos em aprenderem mais com suas aplicações nas aulas constituem sinais de receptividade a integrar cada vez mais, as NTIC no processo de ensino e aprendizagem de matemática.Item A formação docente na prática inclusiva(2014) Maciel, Paula Fernanda de Melo Moraes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este estudo teve como foco a análise das concepções dos professores licenciados, de acordo com as políticas públicas, em vigor no Brasil, para a educação inclusiva. Interessa verificar se a formação docente inicial e continuada lhes conferem competências para o trabalho na educação inclusiva. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, sob a forma de levantamento de dados. A pesquisa de campo foi desenvolvida em duas escolas da rede municipal do Recife. Foram entrevistados 8 professoras que tinham concluído seus cursos de licenciatura após o ano 2000, ou seja, após a promulgação de importantes documentos legais, referentes a educação inclusiva. Os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados através da análise de discurso proposta por Orlandi. Tomamos como categorias: formação docente inicial, formação continuada e educação inclusiva. Essas categorias são compreendidas a partir dos estudos de: Alarcão (2007); Rodrigues (2003); Nóvoa(2008); Carvalho (2010, 2006, 2007); Mantoan (2009, 2006); Goffman (1988); Mittler (2003); Mazzotta (2005); Tardif (2005); Freire (1996); Imbernón (2009) e Perrenoud (2000, 2002). A análise dos dados da nossa investigação nos permitiu concluir que o professor ainda precisa aprofundar alguns conceitos a respeito da educação inclusiva, de forma a superar as lacunas existentes na formação docente, para o trabalho pedagógico, numa proposta inclusiva. Conclui-se que ainda há muito que aperfeiçoar na formação docente, a respeito das práticas da educação inclusiva.Item A identidade profissional docente na educação infantil(2013) Leitão, Zuleica Maria Tavares de Brito; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Esta dissertação acerca da temática a Identidade Profissional Docente na Educação Infantil, objetivou relacionar as percepções de identidade profissional dos docentes de educação infantil com as suas práticas. A investigação realizou-‐se na rede pública municipal de ensino de Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco - Brasil. O estudo utilizou a metodologia centrada na análise dos dados qualitativos das histórias de vida de dez professoras, de cinco a trinta anos de experiência docente,realizado por meio de entrevistas individuais semi-‐estruturadas. A análise do discurso focalizou as lembranças da infância; a escolarização básica; as experiências da formação e da carreira docente; as práticas supervisivas na visão das professoras e as concepções sobre a Educação Infantil, a fim de apontar os fatores e situações que influenciaram na constituição das identidades das professoras. A pesquisa apontou a influência de sucessivas socializações, que foram surgindo nas trajetórias de vida das entrevistadas, como referências de pertença na maneira de ser na prática educativa. Revela dentre os elementos significativos da identificação com a docência na Educação Infantil, as brincadeiras na infância, a formação contínua e o curso Magistério como referência de aproximação das práticas na Educação Infantil, as quais vem contribuir para futuras pesquisas acadêmicas da Ciência da Educação.Item A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil(2013) Lira, Nara Neide Teixeira Soares de; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este estudo investigou a influência da família e da escola na formação de Esquemas Iniciais Desadaptativos, em crianças da 2ª. etapa da Educação Infantil, matriculadas em escolas de Jaboatão dos Guararapes (PE). Com a escolha de uma abordagem qualiquantitativa utilizou-se questionários, entrevistas e observação sistemática. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) permitiu tabular e analisar os dados quantitativos obtidos em 21 questionários respondidos pelas famílias, e 14 questionários respondidos pelas professoras. A Análise de Discurso possibilitou organizar os dados qualitativos obtidos nos depoimentos das professoras em três formações discursivas: o papel da família, o papel da escola e as estratégias utilizadas em sala de aula. Com a observação sistemática, realizada em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre do ano, foi possível esquematizar os comportamentos apresentados pelas crianças de acordo com os domínios da teoria dos esquemas de Young. Comprovou-se que práticas parentais negativas podem possibilitar a formação de esquemas desadaptativos nas crianças a partir de 4 anos de idade; há esquemas predominantes conforme o gênero da criança; a escolaridade e a renda familiar podem influenciar a formação de esquemas específicos e a atuação das professoras pode reduzir ou até mesmo extinguir os esquemas que estão se formando.Item Profissão docente : conexões entre histórias, saberes e identidades(2013) Leite, Ana Rosa Zirpoli; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.O presente estudo tem como objetivo compreender o papel da construção de identidade no processo de formação e profissionalização do professor. Esta pesquisa foi realizada com uma amostra de oito (08) professoras numa Escola Municipal no bairro do Bongi na cidade do Recife-PE e que atende crianças do Ensino Fundamental das séries iniciais. Os discursos das professoras foram coletados através de entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa de pesquisa. São relatos apresentados considerando suas histórias de vida como metodologia e narram os acontecimentos importantes desde a infância, o processo de formação por elas vivenciado, suas práticas pedagógicas, suas vivências profissionais e os saberes construídos ao longo de suas carreiras. Utilizamos para analisar os resultados o método da análise de discurso. Os resultados dessa investigação ou as considerações aqui apresentadas foram elucidados a partir dos dados coletados através dessas narrativas, as quais foram possíveis fazer uma análise na relação e confronto entre esses discursos marcados por diversos pontos comuns encontrados e discutidos. Propomo-nos fazer uma relação sobre quem são elas, o que querem da profissão e principalmente o seu papel na escola sob uma ótica do desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional e que acreditamos auxiliar na compreensão e construção de suas identidades. Pretendemos assim, contribuir também para o processo de formação numa dimensão subjetiva do sujeito que ensina baseada nas pesquisas de autores que se apoiam na perspectiva do método autobiográfico, nas histórias de vida e sua utilização na formação de professores para o avanço nos estudos sobre os professores e a profissão docente.