Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por autor "Alberto, Roberto Miguel Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item As atitudes e os comportamentos disciplinares dos alunos perante a educação física : um estudo por género e por ciclo de ensino(2016) Alberto, Roberto Miguel Silva; Martins, Carla Alexandra Ramalho de Sena, orient.O estudo procura analisar o gosto e a satisfação na Educação Física (EF), a importância concedida à EF e os comportamentos de disciplina e indisciplina dos alunos em função do género e ciclo de ensino. O estudo tem ainda o objetivo de aferir as associações estabelecidas entre as atitudes de «gosto e satisfação na EF», «importância concedida à EF» com os comportamentos de «disciplina e indisciplina» dos alunos em função do género e do ciclo de ensino. Recorremos a dois instrumentos, Questionário de Atitudes dos Aluno em EF (QAAEF) e Inquérito de Condutas Disciplinares e Indisciplinares em EF (ICDIEF) por forma a testarmos as hipóteses de investigação (H1 e H2). Foram aplicados no mesmo momento a 204 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, pertencentes ao 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas de um Agrupamento de escolas do Algarve. Resultados: Alunos do género masculino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino apresentam maior gosto e satisfação na aula de EF comparativamente ao género feminino; Alunos do 2º Ciclo de ensino apresentam maior gosto e satisfação na aula, concedem maior importância à EF e referem ser mais disciplinados e menos indisciplinado que os alunos do 3º Ciclo de ensino; Para alunos do género masculino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino verifica-se uma associação entre gosto e satisfação na EF e comportamentos de disciplina; Para alunos do género feminino pertencentes ao 2º e 3º Ciclo de ensino observa-se que quer o gosto e satisfação quer a importância concedida à EF para além de se associarem aos comportamentos de disciplina, têm inclusivamente, uma associação negativa com os comportamentos de indisciplina; No 2º Ciclo de ensino somente o gosto e satisfação na EF tende a estar associado de forma negativa com os comportamentos de indisciplina; No 3º Ciclo de ensino quer o gosto e satisfação quer a importância concedida à EF correlacionam-se com os comportamentos de disciplina. Confirmam-se as hipóteses. O género e o ciclo de ensino diferem nas associações entre as atitudes face à EF (gosto, satisfação e importância) e os comportamentos (disciplina e indisciplina).