Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por autor "Alegria, João Tiago Marques"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras(2023) Alegria, João Tiago Marques; Henriques, João Jorge Comédias, orient.Serve o presente documento, realizado na Escola Básica de Telheiras no ano letivo 2021/2022, expressar as opções didáticas, análise e reflexões realizadas no processo de estágio pedagógico. Este Relatório de Estágio está dividido em 4 grandes áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, o foco do projeto estava associado com as estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O projeto pretendeu dar resposta às necessidades educativas dos alunos, envolvendo a turma nesse processo, com o intuito de aumentar a participação dos alunos nas aulas de EF. Na Direção de Turma, a temática abordada disse respeito às orientações vocacionais dos alunos. O objetivo do projeto pretendeu que os alunos fossem capazes de identificar áreas curriculares de interesse. A opção de incluir o trabalho colaborativo entre alunos e pais configurou-se como um grande marco de participação e presença dos Encarregados de Educação na escola. No Desporto Escolar abordou-se as Leis de Jogo na modalidade de Futsal, com o objetivo de formar alunas na função de juízes-árbitros, criando condições inclusivas de mais alunas poderem participar de forma ativa no Grupo-Equipa. Outro objetivo advindo do primeiro, diz respeito ao conhecimento das Leis de Jogo como fator de melhoria da participação das alunas no jogo. Em relação ao Seminário, em afinidade com a Lecionação, desenvolveu-se o estudo das estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O objetivo do Seminário pretendeu identificar as características de um aluno relutante, estabelecer estratégias pedagógicas adequadas às situações mais frequentes de relutância dos alunos na disciplina de EF no AEVF e elaborar um documento de síntese sobre esta temática, deixando assim o meu contributo à escola. Palavras-Chave: Aluno Relutante, Orientações Vocacionais, Leis de Jogo, Estratégias Pedagógicas.