Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por autor "Almeida, Luís Manuel Bernardo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado no Externato São Vicente Paulo(2019) Almeida, Luís Manuel Bernardo; Henriques, João Jorge Comédias, orient.Os relatos descritos e problematizados surgem com o intuito de expor o trabalho elaborado ao longo do ano letivo 2018/2019, realizado no Externato São Vicente de Paulo. O núcleo de estágio da respetiva instituição educativa foi constituído por dois alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um Orientador Pedagógico (Institucional) e um Orientador Científico, que acompanharam todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Esta etapa assume um papel de elevada importância na minha formação académica, concedendo habilitação profissional para a docência, sendo aqui que se consolida as aprendizagens desenvolvidas nos últimos anos, exercendo as funções pedagógicas baseadas em quatro áreas: lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários. No que se refere à lecionação, destaca-se a diferenciação de ensino como a ferramenta que me permitiu analisar as habilidades e dificuldades de cada aluno e assim programar uma aprendizagem de conteúdos individualizada. Quanto à direção de turma, além da aprendizagem de como gerir a comunicação professores-encarregados de educação e o bom funcionamento da turma, importa referir a lecionação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que me deu a oportunidade de gerir e lecionar conteúdos dispares da minha formação e conhecer melhor os alunos fora do contexto da Educação Física. O desporto escolar desafiou-me a ensinar ginástica acrobática, uma disciplina com inúmeros elementos e particularidades que tive de aprofundar e que me levou a refletir na necessidade de alterar o estilo de ensino. Se num primeiro momento considerei que o estilo mais adequado era o recíproco, após alguns treinos tive necessidade de alterar para o comando, de forma a aumentar o tempo de prática, a concentração e o empenho nas tarefas. Por fim, o seminário permitiu-me analisar as potencialidades de integrar a lecionação de patinagem no Externato, avaliar o nível de aceitação de alunos e professores, bem como os equipamentos existentes e a necessidade de adquirir outros, concluindo com a elaboração de um plano plurianual para esta disciplina. Deve ser referido que estas áreas não devem ser vistas de uma forma isolada, mas sim como os meios para atingir uma determinada finalidade, que neste caso foi a minha formação e evolução como futuro docente da disciplina de Educação Física. Neste relatório serão descritas algumas das experiências vividas, todas as atividades realizadas, problemas que surgiram e como os transformei em oportunidades. Por fim, termino este relatório com uma reflexão com o intuito de melhorar futuramente a minha atuação como docente.