Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por autor "Ambrósio, João Gonçalo da Costa"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em Educação Física na Escola Secundária Stuart Carvalhais(2023) Ambrósio, João Gonçalo da Costa; Henriques, João Jorge Comédias, orient.O presente relatório tem como objetivo concretizar o balanço, reflexão e discussão das opções pedagógicas realizadas durante o estágio pedagógico. Na área da Lecionação, foram destacados os progressos pela grande maioria dos alunos nas três áreas de aprendizagem de Educação Física, garantindo que estes alcançassem o sucesso na disciplina e nos objetivos pretendidos. A realização do projeto “Será que a duração da aula influencia as formas de organização e a intensidade das aulas de Educação Física?” permitiu refletir sobre a relação entre a importância da organização da aula, a intensidade de aula experienciada pelos alunos em função da duração da aula, entre os diferentes professores do grupo. Na área da Direção de turma, através do acompanhamento e apoio à diretora de turma, foi permitido uma melhor compreensão sobre a necessidades de intervenção, na articulação entre os alunos, os pais e encarregados de educação e os professores do Conselho de Turma. Com o projeto “Promoção da Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável através das Atividades de Exploração da Natureza” permitiu a proporção da prática e das aprendizagens iniciais nas matérias de escalada e rapel. No Desporto Escolar, ao ficar responsável pelo grupo-equipa de voleibol, foi possível verificar um progresso gradual e bastante significativo nas aprendizagens pretendidas pela grande parte dos alunos. O projeto “A influência do nível de jogo sobre a relação entre eficiência na manchete e a eficácia da receção do serviço” ao analisar a relação entre a realização da habilidade técnica com a obtenção de sucesso durante o jogo, em grupos de nível distintos, permitiu melhor identificar especificamente as dificuldades de execução técnica que comprometiam a eficácia da receção ao serviço, e acompanhar o progresso dos alunos nestes aspetos ao longo do ano. No Seminário, o projeto teve como tema “Propostas de Desenvolvimento para a Área das Atividades Físicas” com o objetivo de averiguar a pertinência de tornar certas ações, critérios de avaliação e objetivos de aprendizagem mais operacionais, de forma a promover a harmonização das avaliações entre os professores garantindo a igualdade e equidade pedagógica. O projeto promoveu o trabalho coletivo dos professores de forma a aferir, em grupo, a utilidade das diferentes propostas apresentadas e eventualmente integradas no Projeto Curricular. Palavras-chave: Currículo, projeto curricular, objetivos operacionais, organização, intensidade, voleibol, eficiência, eficácia, atividades exploração da natureza.