Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Albuquerque, Maria de Lourdes Melo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O uso da internet no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa(2014) Albuquerque, Maria de Lourdes Melo; Pereira, Severina Gomes, orient.As conquistas que o uso da internet trouxe para a humanidade constituem contribuições e condições de desenvolvimento social. No que se refere à educação, surge a problemática de práticas que consolidem esse conhecimento. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar o aprofundamento do ensino e aprendizagem da língua inglesa através do uso da internet, como meio de troca de informação e construção do saber. Através da pesquisa bibliográfica e de campo procurou-se coletar informações sobre o desenvolvimento da prática do ensino de língua inglesa, através da utilização das TIC. Realizando um questionário objetivo, com dez questões sobre o tema, se buscou na Escola Duque de Caxias da cidade de Garanhuns analisar as perspectivas dos alunos sobre a importância desta ferramenta, na respectiva contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. Os conceitos e reflexões apontados neste estudo visam aprimorar um rol de práticas que favoreçam o ensino e aprendizagem da língua inglesa, Os resultados demonstraram que o conhecimento adquirido em sala de aula, pelos alunos comprova o aprofundamento da língua inglesa, através da aplicação do uso da internet em sala de aula. O estudo comprova que as TIC podem funcionar como uma poderosa ferramenta, permitindo ao docente encarar a perspectiva de uma pedagogia diversificada, mais ativa, diferenciada e global, através do uso das tecnologias da informação e de rede. O sucesso do ensino, através da internet, demonstra que os educadores de língua estrangeira devem estar preparados para a transformação e que os desafios que surgem, com a globalização da informação, se encontram não somente na sala de aula, mas no universo com o qual os alunos se confrontam no seu cotidiano.