Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Araújo, Sara Patrícia Ferreira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Estratégias de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais numa escola profissional(2023) Araújo, Sara Patrícia Ferreira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Atualmente, no ensino de Música, são valorizados os aspetos humanistas do ensino e a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, partindo do Currículo como documento orientador, é preciso considerar o contexto de aplicação, na planificação e concretização. Neste enquadramento, é fundamental analisar e selecionar as estratégias pedagógicas, a aplicar nos Cursos Profissionais de Música, foco do nosso estudo. Assim, este estudo tem por objetivo geral analisar a eficácia das estratégias de ensino e aprendizagem, individuais e de grupo, aplicadas à prática e performance musical, quanto ao trabalho colaborativo e desenvolvimento artístico de alunos de 7.º, 8.º e 9.º anos, do Curso Básico de Instrumento, na perceção de docentes e discentes de uma Escola Profissional de Música, do distrito de Aveiro. A pesquisa constitui um estudo de caso, com recurso a metodologia qualitativa, com análise de dados quantitativos, através de inquéritos por questionário a alunos, e ainda análise descritiva de dados qualitativos, com inquéritos por entrevista a professores. Globalmente, conclui-se que, para professores e alunos, as estratégias de motivação, colaboração, e de estudo regular de repertório diversificado, aplicadas à prática do instrumento musical, individual e em grupo, podem promover mais trabalho colaborativo e sucesso educativo, e o desenvolvimento da performance dos alunos. Essas estratégias são eficazes, pois desenvolvem o prazer de tocar, com orientação dos professores e reforçam a participação ativa do aluno, em colaboração entre alunos e com o professor. Além disso, confirma-se que há um bom ambiente de trabalho, numa Escola dinâmica, com vários projetos musicais.