Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Coutinho, Clarinda Maria Loureiro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A indisciplina na sala de aula : estratégias de intervenção no 1.º CEB(2020) Coutinho, Clarinda Maria Loureiro; Figueiredo, Irene, orient.A realidade escolar da atualidade é cada vez menos comparável à realidade de décadas atrás. A escola encontra-se desatualizada para receber alunos do século XXI, que chegam com novos saberes, culturas, expetativas, gostos, experiências pessoais e sociais dissociadas das que a escola oferece com os programas desadequados (APM, 2012; SPIEM, 2012); com falta de recursos tecnológicos; com salas reduzidas para o excessivo número de alunos por turma. Em conformidade com estes desajustes, os alunos tendem a assumir atitudes e comportamentos que vão contra as regras estipuladas pelos estabelecimentos de ensino e, muitas vezes, pelas normas e valores de conduta de cidadania. Em consequência, os resultados escolares não são os esperados, gerando ainda mais revolta e exclusão (Carvalho, 2014; Renca, 2008; Amado, 2001). Analisar metodologias e estratégias pedagógico-didáticas que contribuam para minimizar as atitudes e comportamentos de indisciplina, numa sala de aula, do 1º CEB, de um Agrupamento de escolas do concelho de Gondomar, é o objetivo geral deste estudo. Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem predominantemente qualitativa e descritiva, cujas fontes de recolha de dados comportam, além da observação participante da investigadora; o inquérito por questionário aplicado aos pais e encarregados de educação, aos professores e aos alunos participantes; e a análise documental, em que se analisaram textos escritos pelos alunos acerca da temática em estudo, assim como os resultados escolares obtidos durante o ano do estudo. Os resultados permitem concluir que o Plano de Ação/Estratégias pedagógico didáticas, implementado em colaboração com a família dos alunos envolvidos, surtiu o efeito desejado, ou seja, os alunos não só modificaram as suas atitudes e comportamentos, como os resultados escolares sofreram uma melhoria significativa. Neste sentido, comprova-se que a gestão de sala de aula é fundamental para o sucesso educativo, pelo que todos os professores devem ousar inovar sem receio do não cumprimento dos programas, pois mais importante do que a aquisição do conhecimento é a aquisição de competências para a vida.