Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 29 (2015) por autor "Rodrigues, Nara Caetano"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Rodrigues, Nara Caetano; Toledo Prado, Guilherme do Val; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.