Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020) por autor "Barrios-Arós, Charo"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Improve the teaching competencies on linguistic-communicative area of future teachers on early childhood education by using service-learning(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Iranzo-García, Pilar; Barrios-Arós, Charo; Tierno-García, Juana-María; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA formação inicial de professores de educação infantil (educação pré-escolar, 3-6 anhos) destina-se a preparar estudantes empenhados na sua profissão e na melhoria da educação. Para isso, buscam-se fórmulas que os envolvam em rigorosos processos de reflexão, autorregulação e melhoria de competências. Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa com metodologia mista que analisa o impacto sobre os alunos do grau de Educação Infantil de uma inovação em que um processo de aprendizagem-serviço (ApS) é realizado para aprender habilidades de ensino linguístico-comunicativo, enquanto estudantes e professores colaboram com escolas imersas em contextos desfavorecidos e cujo sistema educacional visa promover o multilinguismo desde a fase de Educação Infantil. Analisamos a evolução da autopercepção de competência dos alunos, bem como a avaliação realizada pelos professores envolvidos. Observamos que a incorporação de ações (ApS) que incorporam a concepção, desenvolvimento e avaliação de intervenções reais nas escolas, proporciona satisfação para a maior relação entre teoria e prática e para a abordagem de conteúdo profissional relevante; aumenta a sua percepção de autoeficácia de competências; coloca o trabalho conjunto entre alunos e professores universitários no âmbito das comunidades profissionais de investigação e permite a aprendizagem alinhada com as competências linguístico-comunicativas que são exigidas em escolas multilingues e inclusivas. Palavras-chave: formação inicial de professores; educação infantil; aprendizagem-serviço; competências linguístico-comunicativas; relação teoria-prática.