Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020) por autor "Díaz López, Carlos D."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Metodología para analizar políticas docentes por los actores educativos : el caso de las políticas de formación inicial en México(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Cordero Arroyo, Graciela; Díaz López, Carlos D.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo apresenta uma metodologia para conhecer a opinião das Instituições de Treinamento de Professores (IFD) de uma entidade federativa do noroeste do México sobre diretrizes ou recomendações de políticas para professores para melhorar o treinamento inicial de professores de Educação Básica emitido pelo Instituto Nacional de Avaliação da Educação (INEE) para todo o país. Professores, gerentes e equipe técnica das IFDs revisaram e opinaram sobre as recomendações federais no âmbito de um workshop projetado para esse fim. Como resultado, os trabalhadores da oficina sentiram que, na maioria das vezes, as recomendações são claramente formuladas e relevantes. No entanto, eles expressaram dúvidas sobre sua viabilidade, dadas as condições atuais dos IFDs, portanto, algumas propostas foram feitas para considerar uma possível implementação. A metodologia mostrou-se adequada para esse tipo de exercício de participação social na tomada de decisões. Palavras-chave: políticas de ensino; formação inicial de professores; México.