FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa
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Percorrer FCSESE - Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e da Empresa por autor "Backes, Amanda Jéssica"
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Item Endomarketing, motivação e cultura nacional : um estudo em uma empresa portuguesa de e-commerce(2019) Backes, Amanda Jéssica; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.Este estudo analisa como o endomarketing é utilizado em uma empresa portuguesa de pequeno porte, da área de e-commerce de soluções integradas para banho, e verifica sua relação com a motivação laboral de seus colaboradores. Além disso, propõe-se um modelo de associação entre teorias de motivação laboral, endomarketing e cultura nacional, que foi avaliado em um pré-teste com os participantes deste estudo. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca dos temas endomarketing, motivação e cultura, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre eles. No âmbito empírico, foram aplicados inquéritos a colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como o endomarketing é utilizado pela organização, de acordo com a concordância dos participantes, verificar a percepção dos funcionários sobre a importância destas ferramentas na sua motivação laboral, apontar sugestões de melhorias ao programa de endomarketing da organização, identificar a importância atribuída a cada uma das dez motivações laborais, e validar o modelo proposto neste estudo, que associa estes três tópicos. Trata-se, portanto, de um estudo quantitativo, seguindo o paradigma positivista e usando-se a metodologia de survey. Os resultados foram analisados através da ferramenta MATLAB 2019 e expostos em gráficos, relativos a cada dimensão do endomarketing, conforme a matriz de importância e desempenho de Slack e Lewis (2009). Concluiu-se que a empresa PTX aplica ações de endomarketing e que seus colaboradores atribuem às variáveis apresentadas uma grande importância para a sua motivação laboral, apesar de não estarem satisfeitos com o quadro atual relativo a alguns destes atributos. A dimensão Custo é a que demanda maior urgência e atenção da empresa, visto que todas as variáveis avaliadas foram enquadradas abaixo da linha de desempenho mínimo, seguida pelas dimensões Companhia e Coordenação. Os atributos da dimensão Comunicação foram os que obtiveram os melhores resultados, estando todos na zona adequada. Ao analisar-se os resultados obtidos, não se atingiu uma conclusão clara que confirme a associação entre os atributos do endomarketing, os tipos de motivação laboral e a cultura nacional conforme o modelo sugerido.