IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer IMULP - Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto por autor "Carrington, Margarida"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar(CIAIQ, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaCom este artigo pretende-se partilhar a avaliação de um projeto de mediação de conflitos aplicado numa escola de Portugal. Para o efeito foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, direcionado para a tomada de decisão, tendo por base a avaliação das principais dimensões do projeto. Para o estudo recorreu-se a uma análise qualitativa de dados, recolhidos num focus group, através do Software WebQDA. Os resultados apontaram para uma avaliação globalmente positiva. Contudo, detetaram-se constrangimentos culturais, institucionais e processuais. Os resultados da avaliação contribuirão para a definição de estratégias com vista à afirmação do projeto na escola.Item Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar(Revista Eixo, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAs vantagens e os constrangimentos que se colocam à mediação de conflitos são apontados em várias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliação de um projeto de mediação concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisão, procedeu-se à avaliação das principais dimensões do projeto. Neste estudo foi aplicada uma análise qualitativa, através do Software WebQDA. Apesar de a avaliação, nas dimensões selecionadas, ser positiva, são evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementação do projeto num contexto escolar específico. A avaliação efetuada foi decisiva para a reformulação da estratégia adotada e a sua otimização na comunidade educativa.