Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 41 (2018) por autor "Schippling, Anne"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Researching international schools: challenges for comparative educational research(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Schippling, Anne; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa área da investigação educacional comparativa, a análise das escolas internacionais a partir de uma perspetiva global é um desafio. Nas últimas décadas, o número de escolas internacionais tem vindo a aumentar a nível mundial, sobretudo nas regiões com uma economia forte. Apesar disso, o estado da investigação continua a ser modesto, de modo geral, especialmente no que diz respeito a estudos empiricamente consistentes, área onde se pode observar um défice de pesquisa. Para além disso, pode-se identificar uma escassez de instrumentos analíticos para pesquisar sobre as escolas internacionais, uma vez que esta área da educação, determinada por fenómenos transnacionais, transpõe as fronteiras dos estados-nação, que são o ponto de referência tradicional da investigação educacional comparativa. Nesta contribuição, serão apresentadas, em primeiro lugar, as tendências de desenvolvimento, tais como o surgimento da área das escolas internacionais, influenciada por organizações internacionais como a Unesco, assim como o seu crescimento e processos de diversificação. Em segundo lugar, centrar-nos-emos no estado, e respetivos défices, da investigação internacional sobre escolas internacionais. Na terceira parte, haverá uma reflexão sobre os desafios da investigação sobre escolas internacionais para a investigação educacional comparativa.