Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º2 (2014)
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Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.11 n.º2 (2014) por autor "Leonardi, Gislaine Ricci"
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Item Education about protection against solar radiation for teachers teaching young children: a contribution to promote school health(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Leonardi, Gislaine Ricci; Banin, Thais Mancini; Corazza, Fulvio Gabriel; Fegadolli, Claudia; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA prevenção primária do câncer da pele deve focar-se nas crianças , em especial, na escola e nos professores como elementos estratégicos. Este artigo descreve os resultados de um projeto de extensão de capacitação de professores de uma escola do município de Diadema (região metropolitana de São Paulo) para a educação sobre riscos da exposição solar e fotoproteção. A intervenção ocorreu a partir da investigação do conhecimento dos professores. Os resultados revelaram diversas lacunas em tópicos importantes - consequências do bronzeamento da pele; danos da exposição solar, além do câncer; proteção solar, além dos filtros solares; importância da proteção solar na infância; tipos de radiação e seus efeitos à saúde humana; critérios do uso de filtros solares. Com base nos resultados foi realizada intervenção educativa. Na última etapa realizou-se avaliação do conhecimento adquirido. O Grupo Focal e a análise de conteúdo, revelaram o impacto da intervenção educativa no conhecimento de professores, especialmente quanto aos tipos de radiação UV e fator de proteção solar, mas também alguns problemas. Em conclusão, a intervenção educativa de curta duração foi eficaz para transformar conceitos, mas não suficiente para atingir todos os objetivos, especialmente a transformação de conceitos ligados a aspectos culturais, os quais precisam de maior investimento educativo.Item Formulations with green clay for acne-prone skin: evaluation of rheology and sensory(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Lungatto, Maria Cibelle Pauli; Silva, Silas Arandas Monteiro e; Lima, Andréa Cristina de; Venturini, Anna Cecilia; Silva, Vânia Rodrigues Leite e; Leonardi, Gislaine Ricci; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeA acne é uma dermatose inflamatória que se desenvolve nos folículos polissebáceos, acometendo principalmente o início da puberdade. Entre os inúmeros ativos com finalidades dermatológicas e cosméticas, comercializados e prescritos, as matérias-primas de origem mineral vêm sendo muito almejadas nas formulações que visam tratar e/ou prevenir a acne. Esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de preparações cosméticas acrescidas de Argila Verde e análise sensorial das formulações. Foram preparadas quatro formulações contendo a Argila Verde a 2,5 % e a 5 %, com a presença ou não de dimeticone. Amostras foram analisadas no tempo 0, 24 horas, 30 dias, 60 dias e 90 dias quanto ao seu comportamento reológico, utilizando reômetro tipo Cone & Placa (DVII + VISCOMETER – Brookfiel). Efetuou-se também a análise sensorial das formulações. Pode-se concluir que todas as formulações apresentaram comportamento pseudoplástico, e através da análise estatística verificou-se que não houve diferenças significativas da aceitação entre as formulações com ou sem dimeticone nos atributos: espalhabilidade, pegajosidade, cor e sensação após aplicação. No entanto, para o atributo odor, verificou-se que houve uma maior aceitação nas formulações acrescidas de dimeticone.