Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação - Esp. em Bibliotecas Escolares e Literacias do Séc.XXI por autor "Ribeiro, Anabela da Conceição Gonçalves Morais"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Implementação e utilização da Classificação Decimal Universal, nas bibliotecas escolares do 1.ºciclo do ensino básico do distrito de Lisboa (estudo de caso)(2013) Ribeiro, Anabela da Conceição Gonçalves Morais; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.Este trabalho de investigação apresenta um estudo de caso sobre a eficácia da implementação da Classificação Decimal Universal (CDU) nas Bibliotecas Escolares (BE) do 1.º Ciclo do distrito de Lisboa, que servem tanto os alunos do 1.º Ciclo como do Pré-escolar, na faixa etária dos 3 aos 6 anos, sobre os quais assenta esta investigação. As BE do 1.º Ciclo estão integradas no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e são, atualmente, bibliotecas bem equipadas, modernas e com fundos documentais atualizados, diversificados e adequados ao número de alunos, satisfazendo as necessidades e a curiosidade dos seus utilizadores. Souberam corresponder aos propósitos deste Programa, lançado em 1996, e que sob orientações internacionais emanadas da IFLA2 e da IASL3, colocaram as BE ao nível das suas congéneres europeias. Através do processo de candidatura, mais de 2000 BE de todo o sistema de ensino público são apoiadas pela RBE. As BE do 1.º Ciclo usufruem, ainda de apoio ao nível do tratamento documental, das Bibliotecas Municipais através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) que, na sua generalidade utiliza a CDU - assente na divisão das áreas do conhecimento em dez classes (0 a 9), correspondentes a 10 grandes áreas do conhecimento. Verificamos tratar-se da classificação mais utilizada nas Bibliotecas Escolares, embora não sendo imposta pela RBE. Usam-na como classificação mas também como cota para identificar os documentos em estante. No entanto, a CDU apresenta-se, em cada uma destas BE, com adaptações (cores, símbolos), o que deixa transparecer que a utilização desta classificação, enquanto cota, não é suficientemente clara em si mesma, para que possa ser compreendida especialmente pelos utilizadores das BE objeto deste estudo de caso, que têm idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos. Para análise desta situação, efetuada em 16 Bibliotecas Municipais, foi utilizado um inquérito por questionário, lançado aos serviços SABE correspondentes.Conclui-se que a CDU é utilizada, enquanto cota, em 80% das BE do 1.º Ciclo do distrito de Lisboa e que todas recorrem a adaptações, sendo a mais utilizada a de código cromático, o que demonstra que a CDU em si mesma não responde às necessidades/perfil dos utilizadores da faixa etária em análise.