FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
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Percorrer FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação por autor "Abelha, Mara Almeida"
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Item Compra de vestuário online e/ou físico: Qual o papel da identidade e estilo de vida dos jovens? : O caso da marca Zara(2022) Abelha, Mara Almeida; Lamas, Marco, orient.O presente trabalho tem como objetivo compreender se a entidade e/ou estilo de vida que é refletido através do vestuário pode influenciar no método de compra online e/ou físico. A abordagem deste tema deve-se ao facto de, cada vez mais, os consumidores serem seletivos na tomada de decisão e serem influenciados por diferentes fatores. Neste sentido, é importante perceber quais são os fatores que têm peso na tomada de decisão do consumidor. O surgimento da internet e das novas tecnologias levou os consumidores a ter à sua disposição um fluxo de informação que influencia os seus interesses, comportamentos e valores. Atualmente, os consumidores dão prioridade à sua imagem visual porque é através dela que se representam e assumem o seu papel na sociedade. Para se representarem, recorrem ao vestuário e às diferentes tendências da moda. Esta representação do ‘eu’ leva ao aumento do consumo e à escolha do método de compra online e/ou físico. A escolha pelo método de compra é influenciada por fatores diversificados e determinantes na tomada de decisão. Deste modo, para concretizar a investigação foi elaborado um estudo de caso sobre a marca Zara, uma vez que, é das maiores marcas de fast-fashion e a marca de eleição para a maior parte da população jovem. O estudo de caso recorre a uma metodologia mista, fazendo uma triangulação de dados entre questionário, entrevista e análise de conteúdo da informação disponível sobre a marca. Os resultados da investigação revelaram que fatores como a comodidade, o preço, o tempo e a interação humana, determinam a escolha do método de compra online e/ou físico dos consumidores jovens e a sua preferência pelo e-commerce.