FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer FCAATI - Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação por autor "Alves, Sara Leonor Oliveira Dias"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ciberjornalismo: a influência do Design na participação do público(2023) Alves, Sara Leonor Oliveira Dias; Sousa, Andreia Pinto de, orient.O jornalismo desempenha um papel fundamental na história da sociedade e, principalmente, na história da democracia, apresentando-se como uma das áreas indispensáveis ao bom funcionamento das sociedades democráticas. Neste sentido, e sendo o jornalismo um produto do domínio informativo, a verdade é que o jornalismo é, ao mesmo tempo, um produto do domínio visual. E é precisamente aqui que entra o design de comunicação visual. Colocado no mesmo patamar que a linguagem e a comunicação, e existindo esta relação indissociável entre o ciberjornalismo e o design porque ambos contribuem para a criação do mundo social, a verdade é que os efeitos da comunicação visual surgem antes que se dê conta ou que se reflita sequer sobre eles – não será por acaso que, o tempo médio de julgamento de uma plataforma seja efetuado pelo público em menos de 500 milissegundos. A presente investigação apresenta como objetivo compreender de que forma é que o design adotado pelas plataformas noticiosas online poderá afetar a participação do público no ciberjornalismo. Para a condução deste estudo, efetuou-se uma revisão de literatura em torno das áreas do ciberjornalismo, participação e design que se complementa com a análise metodológica às três plataformas noticiosas – Público, Jornal de Notícias e Observador – com recurso a três instrumentos metodológicos, nomeadamente grelhas de análise, inquérito por questionário e grelhas de observação. Os resultados obtidos demonstram que o design apresenta um enorme potencial para motivar ou desmotivar a participação do público. Estes dados são de grande relevância para o público mas, também, para os próprios produtores de notícias, uma vez que estes contributos permitem incentivar o consumo de qualidade e a participação informada no aumento da literacia digital. PALAVRAS-CHAVE: Ciberjornalismo, Participação, Design, Público