Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Benavente, Ana, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A liderança escolar : diferentes olhares : Portugal 2013(2013) Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Benavente, Ana, orient.Com a presente investigação, que denominamos Liderança escolar: diferentes olhares - Portugal 2013 pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo central é o de procurar conhecer diferentes olhares dos atores envolvidos diretamente nas lideranças das escolas públicas portuguesas no ano de 2013, em um momento de alterações introduzidas pelas legislações que transformam as regras relativas à liderança. As mudanças são políticas e administrativas no âmbito da direção e da gestão, exercendo um papel importante nas conceções dominantes da liderança, desde o processo de candidatura, ao ato concreto da nomeação do diretor nas escolas públicas portuguesas. Para tanto, buscou-se literatura referente ao tema da liderança e das teorias administrativas. Esta pesquisa desenvolveu-se utilizando a metodologia de entrevistas exploratórias aos participantes envolvidos na conceção e na prática da liderança das escolas. Os atores acima referidos são: o Presidente dos Conselhos de Escola - que também hoje está à frente de uma liderança escolar, um responsável pela educação numa autarquia, professores e ainda pais de alunos de diversos graus de ensino, sendo um deles representante do Conselho Geral. Todos aceitaram participar voluntariamente neste estudo. Para tal, os entrevistados apresentaram suas respostas com base nos dados escolares do ano de 2013. Na revisão de literatura, mostramos a história, a origem, os conceitos, as teorias, os tipos de liderança caracterizados por diversos autores. Destacamos algumas teorias mais marcantes para subsidiar a pesquisa. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, que foi explorada através de entrevistas áudio gravada, com os atores já mencionados. Os dados recolhidos foram analisados tendo em conta os diversos enquadramentos teóricos de referência. Tal análise permitiu-nos caracterizar os conceitos, as opiniões e o papel de cada um quanto a gestão e liderança da escola pública. A pesquisa revela uma predominância de conceitos referentes ao “perfil democrático” com alguns traços de uma “liderança situacional” e outros “autocráticos”. Na conceção dos atores estes estilos de liderança ora adotado, poderá ter resultados comprometedores para aqueles que mais necessitam da escola: “os alunos”.