Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient."
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores(2013) Lourenço, José Augusto Araújo; Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient.O presente trabalho tem por objeto a liderança das escolas públicas em Portugal, área que alcança, no primeiro ciclo da avaliação externa, 33,8% de classificações de Muito Bom, quando o domínio dos Resultados obtém 8,1% das referidas classificações. Com base nas classificações do primeiro ciclo de avaliação externa das escolas e pela aplicação do questionário Leadership Practices Inventory - Observer, procurou-se, à luz da investigação científica relativa à liderança e à eficácia das escolas, compreender o significado das classificações atribuídas e investigar as perceções dos professores relativamente às práticas de liderança das direções escolares avaliadas com Suficiente e com Muito Bom. O estudo quantitativo envolveu 127 professores de 13 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados do estudo empírico demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre a perceção dos professores das escolas avaliadas com Suficiente e com Muito Bom, sendo que os valores obtidos são inferiores aos valores médios de referência e que os comportamentos que induzem à autoavaliação e à agregação de todos em torno de uma visão comum são os menos percecionados. Destes resultados pode-se inferir que a avaliação externa, através da classificação atribuída, tende a reconhecer, nos dois tipos de casos estudados, os líderes que, de acordo com a perceção dos professores, manifestam com mais frequência comportamentos de liderança transformacional; contudo, podemos também afirmar que o perfil dos líderes escolares traçado pelos professores se define mais pelo respeito e liberdade de ação que proporcionam aos professores do que pelas suas características transformacionais.