Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Duarte, José Bernardino, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Ação inspetiva na educação : inovação ou continuidade? Diferentes perspetivas(2018) Borges, Maria Leonor da Silva; Duarte, José Bernardino, orient.Na investigação que denominámos Ação Inspetiva na Educação: Inovação ou Continuidade? Diferentes perspetivas, pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo primeiro foi procurar apreender o ponto de vista de observadores privilegiados sobre a temática. O estudo está alicerçado num enquadramento teórico oriundo de diversos autores em confronto com informação divulgada pela própria Inspeção Geral da Educação e Ciência. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, explorado através de entrevistas áudio, gravadas com os observadores já mencionados. Após análise cuidada foi feita uma reflexão sobre as funções atribuíveis aos inspetores da Inspeção Geral de Educação e se a ação inspetiva poderia trazer melhoria e inovação do sistema educativo. A pesquisa revela que a IGEC aposta num modelo imbuído de um discurso colaborativo mas, com base nos testemunhos dos observadores, parece não haver uma mudança real de fundo de forma a melhorar as práticas pedagógicas existentes. Assim, afirma-se a necessidade no futuro de uma intensificação da sua ação ao nível do acompanhamento podendo essa mudança contribuir para a melhoria e inovação do sistema educativo nacional.Item A importância da família na educação da criança num municipio angolano(2012) Kassai, Josefina; Duarte, José Bernardino, orient.O presente estudo teve por objetivo analisar as conceções de dois grupos de encarregados de educação, um urbano e outro rural, sobre a importância da relação familiar e da sua influência na sociabilização e sucesso escolar das crianças, num Município da Província de Benguela, na República de Angola, e apresentar uma proposta de ação dirigida às famílias deste Município. Compuseram a amostra 50 famílias residentes nas áreas urbana e rural do referido Município, envolvendo um total de 175 pessoas (100 pais e 75 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos). A pesquisa foi realizada no Município em causa durante o período de 05 de Agosto a 02 de Setembro de 2011. O procedimento fundamental para a coleta e análise de dados consistiu na elaboração de um questionário (que se apresenta em anexo) dirigido às famílias selecionadas que compõem a amostra. Às famílias foi previamente explicado o objetivo do estudo, o conteúdo do questionário e obtido o seu consentimento para o preenchimento do mesmo. Os resultados mostram, em síntese, que o ambiente familiar é, na sua maioria, considerado bom, que os pais se encontram interessados em ajudar e acompanhar a educação escolar dos filhos, embora alguns tenham dificuldade em fazê-lo, que as crianças em sua grande maioria frequentam a escola e têm aproveitamento escolar, embora se verifique que numa franja significativa isso não se verifique. Constata-se também que existe uma correlação entre o bom ambiente familiar e o apoio dos pais nas tarefas escolares dos filhos e o sucesso escolar e comportamento social dos mesmos. E, finalmente, verifica-se que embora os pais, na sua maioria, participem nas atividades propostas pela escola e nas reuniões com os professores, existem uma parte significativa que o não faz pelo que consideramos necessário reforçar o vínculo entre as duas instituições em benefício das crianças nesta fase do seu desenvolvimento.Item Liderança e gestão de uma escola: o ponto de vista dos Diretores de Turma(2014) Lourenço, João Francisco; Duarte, José Bernardino, orient.O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciado por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas. Mas entrevistamos cinco diretores de turma empenhados na sua função como fonte de inspiração e reflexão sobre o papel dos diretores de turma.Item Liderança e gestão: o papel dos directores de turma numa escola angolana do primeiro ciclo de ensino(2016) Pedro, Loide Luzolo Benedito; Duarte, José Bernardino, orient.O presente trabalho tem como objeto de estudo a liderança e gestão de uma escola sob o ponto de vista dos diretores de turma, questionando estes acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos. O sucesso escolar dos alunos tem sido uma temática amplamente discutida e está longe de reunir consensos, o que tem conduzido a sucessivas abordagens do tema. O sucesso escolar dos alunos depende de inúmeros fatores que vão além da própria iniciativa dos alunos. A motivação do seu desempenho é influenciada por fatores externos, sendo a liderança e a gestão dois deles. Assim, os diretores de turma, assumindo um papel de líderes e gestores intermédios no sistema escolar, desempenham um papel determinante nesta temática. O que se pretende indagar é, essencialmente, o que pensam os diretores de turma acerca da promoção do sucesso escolar dos alunos, que iniciativas tomam na senda dessa promoção, quais as boas práticas promotoras do sucesso escolar e que vertentes devem ser melhoradas.Item Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação(2014) Kusese, Juliana da Conceição António; Duarte, José Bernardino, orient.Nesta dissertação refletimos sobre a questão da relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso escolar dos alunos de escolas TEIP. Para isso, recorremos aos relatórios TEIP, bem como aos vários conceitos em torno desta problemática, realizamos entrevistas a cinco representantes de escolas TEIP e cinquenta inquéritos por questionários a encarregados de educação de alunos das mesmas escolas. A metodologia adotada para a análise dos dados teve carater misto, de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa pôde analisar as opiniões dos encarregados de educação e da escola, na pessoa do representante, principalmente no que respeita a organização da escola e a qualidade do ensino. Contudo, quanto a relação entre as duas entidades, contrariamente as “ideias fixas” de que esta relação é “tumultuosa”, os resultados da pesquisa demostram que a relação entre a escola e a família é moderada e que os métodos pedagógicos privilegiados nestas escolas são adequados a todos os alunos (os mesmos das escolas não abrangidas pelo Programa TEIP) e eficazes para a concretização dos objetivos do Programa.