Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Gancho, Sónia Cristina Sena"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Percursos curriculares alternativos nos TEIP - expectativas dos alunos de uma turma de PCA sobre o seu futuro: estudo de caso(2016) Gancho, Sónia Cristina Sena; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo empírico incide sobre uma turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), do oitavo ano de escolaridade onde se abordam as perspetivas destes jovens, no que concerne ao seu futuro escolar, tendo em conta a opinião dos agentes importantes neste processo de ensino e aprendizagem – os professores e os encarregados de educação destes mesmos jovens. Tratava-se de um grupo de alunos inseridos numa EB 2,3 de um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), cujo percurso estava pautado pelo insucesso escolar, absentismo, abandono escolar, desmotivação, incumprimento de regras, ausência de relações entre os pares e sentimentos de exclusão. A intervenção assentou numa pesquisa do tipo descritiva com análise qualitativa. Recorreu-se à pesquisa documental, entrevistas e inquéritos por questionário. Os resultados mostram que os alunos da turma, apesar do seu comportamento irregular, consideram a relação professor-aluno positiva, o que contribuiu para o sucesso das suas aprendizagens. Embora este tenha sido um processo lento e difícil, devido à desmotivação dos alunos, o mesmo foi sendo contrariado pelos professores implementando práticas pedagógicas, que visam a adequação da planificação, a diversificação de estratégias de ensino, com o intuito de motivar e ajudar os alunos a ultrapassarem as suas dificuldades/ necessidades e a melhorarem os seus resultados escolares. Ainda neste contexto, também ficou a noção de que a mudança de atitude dos alunos de percursos curriculares alternativos é essencial para as aprendizagens. Isto, sem esquecer a importância do acompanhamento dos encarregados de educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Este tipo de percursos escolares alternativos revela-se uma oportunidade eficaz para os alunos com insucesso escolar, tendência para o absentismo, abandono escolar e comportamentos desviantes para terem sucesso escolar e poderem mais tarde integrar-se profissionalmente na sociedade.