Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Kassai, Josefina"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A importância da família na educação da criança num municipio angolano(2012) Kassai, Josefina; Duarte, José Bernardino, orient.O presente estudo teve por objetivo analisar as conceções de dois grupos de encarregados de educação, um urbano e outro rural, sobre a importância da relação familiar e da sua influência na sociabilização e sucesso escolar das crianças, num Município da Província de Benguela, na República de Angola, e apresentar uma proposta de ação dirigida às famílias deste Município. Compuseram a amostra 50 famílias residentes nas áreas urbana e rural do referido Município, envolvendo um total de 175 pessoas (100 pais e 75 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos). A pesquisa foi realizada no Município em causa durante o período de 05 de Agosto a 02 de Setembro de 2011. O procedimento fundamental para a coleta e análise de dados consistiu na elaboração de um questionário (que se apresenta em anexo) dirigido às famílias selecionadas que compõem a amostra. Às famílias foi previamente explicado o objetivo do estudo, o conteúdo do questionário e obtido o seu consentimento para o preenchimento do mesmo. Os resultados mostram, em síntese, que o ambiente familiar é, na sua maioria, considerado bom, que os pais se encontram interessados em ajudar e acompanhar a educação escolar dos filhos, embora alguns tenham dificuldade em fazê-lo, que as crianças em sua grande maioria frequentam a escola e têm aproveitamento escolar, embora se verifique que numa franja significativa isso não se verifique. Constata-se também que existe uma correlação entre o bom ambiente familiar e o apoio dos pais nas tarefas escolares dos filhos e o sucesso escolar e comportamento social dos mesmos. E, finalmente, verifica-se que embora os pais, na sua maioria, participem nas atividades propostas pela escola e nas reuniões com os professores, existem uma parte significativa que o não faz pelo que consideramos necessário reforçar o vínculo entre as duas instituições em benefício das crianças nesta fase do seu desenvolvimento.