Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Kusese, Juliana da Conceição António"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação(2014) Kusese, Juliana da Conceição António; Duarte, José Bernardino, orient.Nesta dissertação refletimos sobre a questão da relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso escolar dos alunos de escolas TEIP. Para isso, recorremos aos relatórios TEIP, bem como aos vários conceitos em torno desta problemática, realizamos entrevistas a cinco representantes de escolas TEIP e cinquenta inquéritos por questionários a encarregados de educação de alunos das mesmas escolas. A metodologia adotada para a análise dos dados teve carater misto, de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa pôde analisar as opiniões dos encarregados de educação e da escola, na pessoa do representante, principalmente no que respeita a organização da escola e a qualidade do ensino. Contudo, quanto a relação entre as duas entidades, contrariamente as “ideias fixas” de que esta relação é “tumultuosa”, os resultados da pesquisa demostram que a relação entre a escola e a família é moderada e que os métodos pedagógicos privilegiados nestas escolas são adequados a todos os alunos (os mesmos das escolas não abrangidas pelo Programa TEIP) e eficazes para a concretização dos objetivos do Programa.