Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Sá, Maria Isabel Arruda de"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Liderança nas escolas : práticas para a equidade e a aprendizagem(2015) Sá, Maria Isabel Arruda de; Clímaco, Maria do Carmo, orient.Os estudos sugerem que a atuação dos líderes pode ter influência no desempenho e na qualidade das organizações. A liderança na escola é fundamental na motivação, na melhoria dos resultados e na qualidade da educação, deixando de ser responsabilidade individual e passando a ser um processo partilhado, centrado na aprendizagem. A melhoria da qualidade do ensino implica o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadas, respeitando a diversidade e as necessidades individuais, o que remete para o conceito de equidade. O grande desafio é criar condições para garantir a todos a aquisição de conhecimentos imprescindíveis à integração social, desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender. Partindo da questão “As práticas de liderança no agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem? “ pretende-se verificar se existem práticas de liderança orientadas para a equidade e a aprendizagem. Para a concretização do objetivo do estudo optou-se por um estudo de caso, de natureza mista, combinando análise qualitativa e quantitativa, num agrupamento de escolas da região de Lisboa. A análise dos dados recolhidos, através de questionários e de entrevista, permitenos concluir que as práticas de liderança do agrupamento XXX favorecem a equidade e a aprendizagem.