Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação da Educação por autor "Soares, Maria Vaz de Oliveira"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A evolução da inspeção da educação em São Tomé e Príncipe: contributos para a melhoria de qualidade da educação nas escolas(2015) Soares, Maria Vaz de Oliveira; Clímaco, Maria do Carmo, orient.Esta investigação desenvolve na reflexão com base no estudo dos modelos de inspeção utilizados em muitos países europeus que têm modernizado os sistemas de regulação das escolas e do ensino.Para tal, a investigação envolve gestores escolares, professores, e educadores, procurando conhecer o ponto de vista dos mesmos relativamente à acção inspetiva na Região Autónoma do Príncipe. Este estudo evidencia a falta de conhecimento dos diferentes atores educativos sobre os procedimentos e metodologias utilizadas pela inspeção. Diferentes atores educativos naquela Região reconhecem que o trabalho da inspeção pode servir de grande contribuição para a melhoria do funcionamento das escolas, caso tiver como finalidade o acompanhamento do trabalho das escolas e, em especial dos professores de acordo com a sua experiência. Os professores continuam se sentindo inseguros e amedrontados com a presença da inspeção, por falta de informação depois da observação das suas atividades, ou seja, o silêncio durante e após a observação das aulas pelos inspetores. Clímaco, (s.d.), no seu artigo: “Na esteira da avaliação externa das escolas: Organizar e saber usar o feedback”, refere como estratégia de grande importância, prestar-se “atenção ao uso que deve ser feito da informação de retorno ou de “feedback” (p.3). Se as falhas dos professores forem desconhecidas pelos mesmos, será impossível definir ou encontrar uma solução para a melhoria das suas práticas letivas, porque ninguém poderá corrigir um erro se desconhece a sua existência.