Percorrer por autor "Caldeira, Kamilla Karen Souza"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Práticas e atribuições de gênero nas escolas, o contexto particular das aulas de educação física(2023) Caldeira, Kamilla Karen Souza; Correia, Sónia Vladimira, orient.A presente Dissertação teve como objeto de estudo as práticas e atribuições de gênero no âmbito escolar, mais especificamente no contexto das aulas de Educação Física. No campo teórico, procuramos compreender o gênero, os estereótipos de gênero e suas relações na sociedade, nas instituições escolares e no contexto da Educação Física. No campo metodológico, face ao objetivo geral delineado, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, com recurso a entrevistas a dez professores/as ativos na rede pública e/ou privada de dois estados brasileiros, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A análise dos dados foi fundamentada pela análise temática de conteúdo. Concluiu-se que, na escola, a reprodução das assimetrias e atribuições de gênero revela-se através das expectativas dicotômicas impostas aos meninos e às meninas, e na forma assimétrica em que se regula cada um dos grupos. Já os/as professores/as reproduzem assimetrias e atribuições de gênero na adaptabilidade da disciplina às diferenças de gênero, nas relações interpares, na conduta diante situações de conflito relativas ao gênero e na forma como abordam, ou deixam de abordar, este tema em suas aulas. Por fim, os sentidos e significados que fundamentam esta reprodução se amparam em concepções biológicas e/ou culturais.