Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Cunha, Isabel Malarranha Peralta Godinho e"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A arte como elo promotor de valores de cidadania na interdisciplinaridade
    (2024) Cunha, Isabel Malarranha Peralta Godinho e; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; VASCONCELOS, MARIA CONSTANÇA PIGNATELI DE SOUSA E
    O presente relatório consiste na investigação fundamentada sobre o facto de a Educação Artística servir de veículo de aprendizagem para outros conteúdos e competências, nomeadamente a promoção de valores de cidadania. Pretendeu-se também reforçar a importância da interdisciplinaridade no estimulo de consciências criticas e reflexivas, ao abordar temáticas de cariz sociocultural. A pertinência do estudo da obra “Guernica” de Pablo Picasso e a fundamentação de Unidades Didáticas no 9º ano e no 12ºano, permitiu abrir o espaço à discussão e a reflexões inesperadas. A metodologia de investigação-ação possibilitou o ajuste de estratégias de aprendizagem, num constante feedback em ciclos iterativos, que se revela bastante enriquecedor no Ensino das Artes Visuais, contribuindo para a melhoria do ensino/aprendizagem, flexibilizando também características interdisciplinares dos projetos. Educar para a incerteza e fomentar o espírito criativo, crítico e de solidariedade, num mundo em constante conflito, possibilita ao aluno enfrentar medos e promove o desenvolvimento de competências pessoais e de autodomínio. A Educação Artística abre desta forma a porta a escolhas de valores fomentados por uma cidadania ativa. Palavras-Chave: Educação, Arte, Cidadania, Ensino, Investigação-ação
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos