Percorrer por autor "Felipe, Maria Isabella Barbosa da Costa"
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Item Aprendendo.com: o papel dos tablets na aprendizagem um olhar sobre o espaço escolar(2016) Felipe, Maria Isabella Barbosa da Costa; Franco, Dulce Maria, orient.O contexto sociotécnico inaugurado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) apresenta novas demandas para vida diária, representando diferentes maneiras de lidar com o conhecimento, com as relações interpessoais, com a comunicação. Como forma de atender a esse contexto, o homem, nele incluído, cerca-se de aparatos que permitem maior imersão nesse universo. Dentre esses, destaca-se o tablet, incluído em escolas brasileiras, com o fim de torná-las mais tecnológicas e, portanto, adaptadas a essas demandas. No entanto, essa inserção tem inquietado, principalmente, professores, gerando tensões e, em razão disso, suscitado questionamentos. Desta feita, o objetivo central desta investigação é analisar o papel dos tablets na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio na perspectiva docente e discente e, para tanto, considerou as categorias teóricas das TIC, aprendizagem e prática pedagógica. Na realização do estudo empregou-se uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a aplicação de questionário, validado e adaptado, dirigido a estudantes de duas escolas estaduais e entrevista semiestruturada aplicada a professores de ambas as escolas. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio do programa SPSS e o dados qualitativos, por meio da Análise de Discurso. Os resultados demonstraram coincidência entre as perspectivas dos grupos de sujeitos investigados em ambas as escolas. A falta de acesso aos tablets, por parte dos professores, e de formação destes para uso pedagógico dessa tecnologia comprometem o seu uso em contexto educativo. Tal comprometimento é tanto indicado pelos professores quanto percebido pelos estudantes. No tocante ao uso dos tablets por parte dos estudantes, estes indicam o sub uso na sala de aula, mas afirmam usá-lo como apoio para a aprendizagem fora desse espaço. Tal resultado não se coaduna com a perspectiva docente, uma vez que, para os professores, os estudantes usam o tablet apenas para lazer, não para fins de aprendizagem, por isso o concebem como distrator, entrave para a aprendizagem em sala de aula. No entanto, ambos os grupos concordam que o tablet é potencialmente viável para uso pedagógico, podendo contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem discente.