Percorrer por autor "Figueiras, Herondina Maria Mestre Pires"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A autoavaliação da escola na promoção de uma cultura de melhoria continuada dos resultados escolares(2014) Figueiras, Herondina Maria Mestre Pires; Santos, Nilza Henriques dos, orient.Nas últimas décadas, tanto em Portugal como no contexto internacional, tem sido evidente o interesse pela avaliação das escolas. Como resultado das grandes mudanças no sector da Educação, as escolas são vistas, agora, como organizações que devem gerir os recursos e coordenar as atividades segundo padrões de eficácia e prestação de contas associados à melhoria e conhecimento da própria escola. A par desta evolução, a ciência apresenta novas metodologias em matéria de conceptualização e de investigação sobre a eficácia da escola e melhoria da organização. A autoavaliação é uma característica das escolas eficazes e um instrumento para a sua melhoria. Esta prática de avaliação pretende analisar a escola numa perspetiva sistémica, realçando a importância da autoavaliação numa tomada de decisões de todos os elementos da comunidade educativa e parceiros, através da criação de informação atualizada sobre a escola e utilizando estes dados na tomada de decisões tendentes ao seu desenvolvimento. O projeto que desenvolvemos aborda a autoavaliação como um caminho para a melhoria da escola pois, focaliza os seus objetivos na melhoria do processo educativo e na execução de um plano holístico de melhoria. A escola onde foi realizado o presente estudo investiu numa cultura de qualidade, exigência e responsabilidade, mediante uma atitude crítica de reflexão, visando a melhoria da qualidade no progresso das aprendizagens e consequente melhoria dos resultados escolares. O projeto apresenta caraterísticas de monitorização e supervisão no desenvolvimento de uma cultura de escola reflexiva que tende a um aperfeiçoamento organizacional focalizado e estrategicamente planeado.