Percorrer por autor "Gomes, Mara Elizabette Calengue"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A inclusão digital na terceira idade: a integração das TIC numa Escola Superior Sénior(2014) Gomes, Mara Elizabette Calengue; Franco, Dulce Maria, orient.A partir do momento em que foi criada a primeira Universidade para a Terceira Idade (UTI) em Portugal em 1978, o seu número nunca mais parou de crescer, espalhando-se um pouco por todos os distritos, na tentativa de acompanhar um cada vez maior número de idosos, nas mais variadas áreas do saber. Tendo como ponto de partida a investigação realizada sobre o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos seniores, esta dissertação teve como objetivo global compreender as perspetivas, as dinâmicas e os procedimentos dos principais atores de uma UTI (os formadores, os alunos, a direção da Universidade Sénior), tendo todo o estudo sido organizado a partir da pergunta que orientou esta investigação e que se centrou em saber qual o impacto das TICs na formação de adultos desta faixa etária e também se essa formação os vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Neste contexto foram trabalhados vários conceitos tais como o envelhecimento, a solidão, o envelhecimento ativo, a aprendizagem ao longo da vida, a formação de adultos e a sociedade da informação e do conhecimento. O estudo desenvolveu-se numa perspetiva qualitativa, exploratória e com características descritivas, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores e ao reitor da UTI, bem como questionários a 25 alunos seniores. Das conclusões salienta-se que a oferta diversificada que esta Universidade alvo deste estudo tem ao dispor dos seus alunos, no âmbito das TIC, apresenta-se como uma importante componente para o desenvolvimento pessoal dos idosos não só nas suas competências ao nível das TIC, como também nos seus interesses e relacionamentos, contribuindo para a sua qualidade de vida, afastando-os da solidão e do isolamento social.